Jogos Educativos Atividades

20 Jogos de Tabuleiro para brincar em família!

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Ideais para se divertir em família, os jogos de tabuleiro também desenvolvem habilidades cognitivas e sociais, ensinam a importância de regras e o respeito pelo tempo de jogada do outro e promovem a consciência de ganhar e saber perder.


A variedade dos jogos de tabuleiro e de mesa é imensa, por isso salientamos 20 para que possa passar tempo de qualidade com os seus filhos, estreitando os laços familiares.

1. Damas

Um dos jogos mais antigos de estratégia mental, tanto em Portugal como no brasil é jogado num tabuleiro de 64 casas (a versão mais conhecida mundialmente utiliza um tabuleiro de 100 casas). Permite apenas dois jogadores, que dispõem de 12 peças cada (podem optar pelas 12 brancas ou pelas 12 pretas). O objetivo do jogo de damas é conseguir capturar todas as peças do jogador adversário. O primeiro jogador a conseguir essa proeza, ganha a partida.

2. Xadrez

Este jogo de raciocínio e estratégia é disputado por dois jogadores, num tabuleiro de casas claras e escuras. Cada jogador inicia com 16 peças de diferentes formatos. O objetivo é mover as peças para capturar as peças do adversário, sem que ele capture as suas.

3. Gamão

Também para dois jogadores, o gamão utiliza um padrão diferente, no qual os adversários movem as suas peças em sentidos contrários. O jogador que conseguir retirar todas as peças do tabuleiro em primeiro lugar, é o vencedor.

4. Scrabble

O Scrabble é um bom jogo para ensinar novas palavras aos mais novos e testar o conhecimento dos mais velhos! Cada jogador vai ter a possibilidade de criar palavras com as cartas que tem na mão e com as cartas dispostas na mesa. A cada letra corresponde uma pontuação, no final ganha o jogador com mais pontos.

5. Monopólio

Monopólio é um jogo monetário bastante conhecido e com versões infantis. Cada jogador recebe dinheiro para investir na compra de terrenos, casas e hotéis. Ao parar no terreno de outro jogador, tem de pagar uma taxa. O objetivo é controlar o máximo de terrenos e angariar muito dinheiro.

6. Rummy

Rummy é um jogo numérico ideal para quatro ou mais jogadores. O objetivo deste jogo é ser o primeiro a livrar-se de todas as peças, criando combinações ou sequências. Por exemplo, 10,11 e 12.

7. Dominó

Para dois a quatro jogadores, o dominó joga-se com um conjunto de peças com marcações numéricas (entre 0 e 6) em cada lado da face superior. Cada jogador recebe 7 peças viradas para baixo. Para ganhar, o jogador tem de encontrar a melhor estratégia para se livrar das suas peças antes dos restantes jogadores.

8. Trivial Pursuit

Este é um famoso jogo de tabuleiro com 40 anos que testa o conhecimento dos jogadores em várias áreas: História (amarelo), Geografia (azul), Arte e Literatura (roxo), Desporto e Lazer (laranja), Ciências e Natureza (verde) e Entretenimento (rosa). O objetivo é ser o primeiro jogador a preencher o suporte com os 6 queijinhos (um de cada cor).

9. Pictionary

É um clássico jogo de tabuleiro onde os jogadores tentam adivinhar a palavra que a sua equipa está a desenhar. Super divertido para os mais novos!

10. Cluedo

Neste jogo de crime, cada jogador é um detetive.  O objetivo do jogo é descobrir quem é o assassino, qual foi a arma do crime e em que sala a vítima morreu. Ganha quem descobrir quais são as 3 cartas que estão em falta.

11. Quem é Quem

Este jogo, também chamado de cara a cara no Brasil,  é um jogo cujo objetivo é adivinhar o rosto que o adversário escolheu. Para isso, os jogadores fazem perguntas que apenas podem ser respondidas com “sim” ou “não”.

12. Ludo

Jogo simples de estratégia cujo propósito é chegar com todas as peças ao centro em primeiro lugar. Cada jogador tem 4 peças que move pelas casas do tabuleiro até dar uma volta inteira e chegar no centro. Cada peça só pode entrar no jogo quando o jogador tira um 6. Se uma peça cair na mesma casa que outra pela do adversário, a peça do adversário é enviada de volta para o início e não pode ser usada até tirar um 6.

13. Batalha Naval

É um jogo de tabuleiro pensado para dois jogadores, cujo objetivo é adivinhar em que quadrados estão os navios do adversário. Ganha o jogador que destruir primeiro a frota rival.

14. Serpentes e Escadas

O jogo das serpentes e escadas é um jogo de percurso, em geral de 100 casas, atravessado por escadas e por cobras. Ganha o jogador que chegar primeiro à última casa.

15. Catan

É um jogo que permite explorar e construir estradas e cidades e ainda utilizar recursos para fazer trocas comerciais, tudo na ilha de Catan.

16. Dominion

Cada jogador começa com um pequeno  baralho de cartas. No centro da mesa fica uma seleção de outras cartas que os jogadores podem comprar, para construírem o seu próprio baralho. O  jogo tem cerca de 500 cartas, o que permite variar a forma como se joga.

17. Saboteur

Neste jogo, os jogadores são anões mineiros, mas atenção que um deles é sabotador, ou seja vai dificultar a chegada ao ouro, o propósito final do jogo. Ganha quem conseguir encontrar a pepita de ouro em primeiro lugar!

18. War

Neste jogo, cada jogador é um general que tenta dominar o mundo através do seu exército. Cada jogador recebe um exército, que espalha por vários territórios do planeta. Os jogadores também recebem missões, como conquistar um continente, para ganhar pontos. Cada um em sua vez pode mover seu exército e atacar outras regiões. Ganha quem conquistar o mundo ou completar suas missões.

19. Escape Room

Os desafios de uma escape room chegaram ao tabuleiro…os enigmas devem ser resolvidos num prazo máximo de uma hora.

20. Risk

Este jogo acontece num mapa político do mundo, dividido em 42 territórios, agrupados em 6 continentes. Os jogadores capturam territórios uns dos outros, jogando dados e obtendo uma pontuação mais elevada. Vence quem conquistar três objetivos do jogo.

Benefícios dos Jogos de Tabuleiro

Para além do divertimento que os jogos de tabuleiro podem proporcionar, estes apresentam outros benefícios importantes para as crianças e não só:

  • Promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas;
  • Desenvolvem as habilidades sociais, pois implica brincar com outros;
  • Permitem trabalhar a timidez de algumas crianças;
  • Ajudam na compreensão e no seguimento de regras;
  • Ensinam a ganhar e a perder graciosamente;
  • Estimulam a atenção, concentração e a memória;
  • Permitem gerir o stress, pois são momentos lúdicos;
  • Desenvolvem o raciocínio lógico e a resolução de problemas;
  • Estreitam os laços entre os jogadores.

Jogos Educativos Infantis

Os jogos infantis educativos são atividades excelentes para promover o desenvolvimento integral da criança. Possibilitam trabalhar a criatividade, a imaginação, a concentração e capacidade de atenção. Também são excelentes para desenvolver a motricidade e o raciocínio, assim como promovem o desenvolvimento social. Tudo isto de forma lúdica e divertida.

Experimente os jogos educativos do educamais com as suas crianças! Temos a certeza que os mais novos vão gostar!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!