Parentalidade Atividades

7 Filmes animados para ensinar valores aos seus filhos

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Os filmes animados podem ser educativos, pois, para além do divertimento, ajudam a ensinar alguns valores às crianças. A amizade, a solidariedade, a coragem, o amor, a justiça, a liberdade, os sonhos e o respeito pelos outros, são alguns dos exemplos de valores que pode explicar aos seus filhos.


Filmes que Ensinam Valores

Deixamos algumas sugestões de filmes divertidos que pode ver com os mais novos na próxima sessão de cinema em casa. Não esqueça as pipocas!

1. Procurando Nemo

Este filme conta a história de um pequeno peixe-palhaço – Nemo – super protegido pelo pai.  Como queria ser autónomo, Nemo decide afastar-se, mas acaba por ser capturado por um mergulhador e colocado num aquário. O pai decide iniciar uma longa busca pelo filho.

É um bom filme para falar sobre a importância da família e que esta é uma conexão que ultrapassa distância ou circunstâncias. Para os pais também é bom para pensar sobre o equilíbrio entre proteção e confiança e dar espaço aos filhos para crescerem.

2. O Rei Leão

Este filme conta-nos a história de um pequeno leão – Simba – filho do rei leão. Obrigado a fugir do reino sozinho por causa do seu tio, o pequeno Simba encontra dois companheiros de aventura que lhe mostram uma forma alegre e despreocupada de estar na vida.

O exemplo de coragem e responsabilidade do Simba, quando decide assumir os seus direitos e deveres e o companheirismo dos amigos são áreas que poderá trabalhar com este filme.

3. Aladdin

Inspirado no livro das Mil e uma Noites, este filme conta a história de um rapaz de rua que se apaixona pela princesa. No processo encontra uma lâmpada mágica e liberta o génio que lhe permite realizar três desejos.

A importância de ser genuíno e verdadeiro com os próprios sentimentos e de sonhar são temas que poderá trabalhar com os seus filhos, após ver este filme.

4. Madagáscar

Quando a Zebra Martin decide fugir do zoo para conhecer o mundo fora do cativeiro, os seus três amigos partem à sua procura.  São todos capturados e embarcam num navio em direção a África, rumo à vida em liberdade. Contudo, o grupo vai parar à ilha de Madagáscar, onde tem de aprender a sobreviver.

Com este filme é possível falar sobre a importância da amizade nas diferentes etapas da vida, os perigos da desobediência e a necessidade de cumprir regras.

5. Idade do Gelo

Este filme mostra-nos as espantosas aventuras de três animais – uma preguiça, um mamute e um tigre – que acabam por se ver juntos na missão de devolver uma bebé humana à sua tribo.

Valores essenciais como amizade, lealdade e companheirismo podem ser trabalhados após ver este filme.

6. Toy Story

No quarto do menino Andy os brinquedos têm vida quando os humanos não estão por perto. Como está a chegar o aniversário de Andy, os brinquedos receiam que o menino os abandone e troque pelos presentes novos.

Conceitos difíceis de aprender como lidar com ciúme e possessividade e aprender que tudo tem o seu tempo certo, estão presentes neste filme e, por isso, aproveite oportunidade para falar sobre eles ao ver o filme.

7. Shrek

Neste divertido filme, o solitário Shrek, um grande ogre verde, é incumbido de libertar a linda princesa Fiona, que vive num castelo guardado por um dragão. Ao longo da viagem de regresso, a princesa e o ogre apaixonam-se.

Aprender que as aparências não são o mais importante e vencer os obstáculos relacionados com o preconceito, para além da importância da amizade, são alguns dos valores que é possível ensinar aos seus filhos com este filme.

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!