Parentalidade

Como ensinar o seu Filho a Escovar os Dentes

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

As crianças aprendem pelo exemplo e a melhor forma dos pais ensinarem a criança a escovar os dentes é realmente parar um tempinho e os pais escovarem os seus dentes à frente da criança, mostrando a ela como se faz. Indicamos a seguir um passo a passo bastante simples que pode ajudar a mostrar a criança como escovar os dentes da forma correta.


Passos para Escovar Dentes

1º Passo

Mostre para criança como colocar a quantidade certa de pasta de dente na escovinha. A quantidade ideal é equivalente ao tamanho da unha do dedo mindinho da criança. Não há necessidade de uma quantidade maior, porque não vai limpar mais, nem melhor, só vai fazer mais espuma.

Confira qual a pasta de dentes ideal para as crianças.

2º Passo

Molhe a escovinha, já com a pasta de dentes e abra a boca, mostrando os dentes. Comece colocando a escovinha deitada e esfregue os dentes da frente durante algum tempo com movimentos na horizontal, vertical e circulares, não esquecendo da região entre os dentes e a gengiva.

3º Passo

A seguir peça a criança para cuspir o excesso de pasta de dentes e peça para que abra a boca para esfregar os dentes de trás. Não se esqueça de que é preciso esfregar em todos os ângulos para que fique tudo muito bem limpo.

4º Passo

Com a própria escova de dentes esfregue também a língua para remover todo sarro. Esfregue também o interior das bochechas e o céu da boca.

5º Passo

Por último peça a criança para cuspir tudo. Coloque um pouco de água em sua boca  e remova toda sujeira e a espuma. Verifique se está tudo bem limpo e fim!

Dicas para ensinar a Escovar Dentes

Você pode colocar um temporizador para ajudar a criar o hábito de escovar os dentes no tempo certo. O ideal é cerca de 1,5 a 2 minutos, de cada vez.

Para que a criança não fique entediada achando de escovar os dentes é uma perda de tempo você pode fazer diversas brincadeiras durante este momento.

Valorizar cada vez que ela faz um bom trabalho é importante, o reforço positivo é uma grande estratégia que pode ajudar seu filho a manter a boa higiene oral desde cedo.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!