Necessidades Educativas

Ed Sheeran

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Ed Sheeran cresceu com gaguez, usava óculos e tinha problemas auditivos. Ele dá algumas dicas para superar as dificuldades de aprendizagem que ultrapassou de forma bem sucedida.



Este cantor e compositor britânico nasceu em Hebden Bridge, West Yorkshireem a 17 de Fevereiro de 1991. O seu pai – John Sheeran – é um curador de arte e conferencista e a sua mãe- Imogen Lock – é designer de jóias. Também tem um irmão mais velho, Matthew, que compõe música clássica.

Ed falou um pouco sobre a sua infância e gaguez numa conferência de  sobre esta dificuldade:

“Eu era uma criança muito, muito estranha. Eu tinha uma mancha vermelha no rosto que retirei por laser. Um dia esqueceram-se de colocar o anestésico e por isso fiquei a gaguejar. E também usava óculos com lentes grossas e tinha um problema auditivo. Na realidade, a gaguez era o menor dos meus problemas quando fui para a escola.”

Após explicar que a música o ajudou com a gaguez, Ed deixou conselhos para crianças e adolescentes com gaguez:

Apenas sê tu mesmo, porque não existe ninguém no mundo igual a ti e se tentares ser o miúdo fixe da turma, vais acabar por ser muito chato. Sê tu mesmo, abraça as tuas particularidades e esquisitices – assim serás maravilhoso!

“Quero salientar que a gaguez não é algo que te deva incomodar. Mesmo que tenhas particularidades e esquisitices não te preocupes. A maioria das pessoas que conheci como normais na escola, são muito aborrecidas agora… A maioria das pessoas bem sucedidas começaram a sua vida como miúdos esquisitos sem amigos.”

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Criativa e apaixonada por implementar novas ideias!