As doenças respiratórias são bastante comuns nas crianças, e na sua grande maioria, autolimitadas (tem hora para acabar) e são de fácil resolução trazendo alívio para os pais e educadores. Indicamos aqui algumas das mais comuns:
1.Resfriado
Que atire a primeira pedra quem nunca viu uma criança com o nariz escorrendo. Essa secreção nasal é sempre causada por um vírus e dura até 10 dias. Causa espirros, tosse, secreção nasal e moleza, mas não há necessidade de tomar nenhum medicamento, apenas garantir a boa hidratação e ir oferecendo sempre água, suco ou chá ao longo do dia. Uma sopinha ou canja de galinha também são bem-vindas!
2. Gripe
A gripe já uma situação um pouco mais grave, sendo a evolução de um resfriado. A diferença é que no caso do resfriado os vírus estão apenas no trato respiratório superior afetando mais o nariz e a garganta, enquanto que na gripe o vírus já atingiu os pulmões. Neste caso, a tosse é mais forte, pode ter muito catarro e ser necessário tomar algum medicamento indicado pelo médico para fluidificar as secreções, removendo-as dos pulmões.
3. Asma
A asma afeta um grande número de crianças e causa dificuldade para respirar, chiado no peito e necessidade de tomar um medicamento para normalizar a respiração. Em algumas crianças a asma pode durar apenas uma fase e desaparecer após algum tempo, mas também existem casos onde a doença permanece por toda vida. Felizmente com o medicamento correto, indicado pelo médico, a doença é fácil de tratar e conviver.
4. Bronquite
Consiste basicamente em catarro e inflamação crônica nos brônquios. Também precisa de medicamentos receitados pelo médico e pode durar somente alguns meses. Em caso de bronquite faz-se necessário fluidificar estas secreções para sua remoção completa. Encher um copo com água e pedir a criança para soprar com canudinho é uma boa forma de ajudar a fortalecer os músculos da respiração e liberar o catarro preso.
5. Rinite alérgica
Um grande número de crianças apresenta rinite alérgica, uma doença que causa um pequeno corrimento nasal, que pode escorrer pela garganta e fazer com que a criança fique fungando constantemente. Esta é causada por alergia ao pólen, poeira, aromas intensos e mais uma série de fatores ambientais, que são difíceis de controlar no dia a dia. Ela não tem cura mas é possível controlar com medicamentos para controle da alergia.
Sinais de alerta para correr para o médico
Deve levar a criança para uma consulta médica caso apresente:
- Sinais de esforço respiratório;
- Respiração muito rápida, ofegante;
- Batimento da asa do nariz;
- Gemidos;
- Aparência azulada, arroxeada,,
- Vômito;
- Sonolência, confusão mental;
- Palidez.
Lembre-se que a palidez é o sinal mais precoce de diminuição do oxigênio no sangue, e que quanto menor a criança, mais alto o risco de desenvolver insuficiência respiratória e apneia. Por isso, em caso de dúvida, contacte seu médico.