Dislexia Escola

Dislexia: cadernos de exercícios para usar em casa e na escola

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem que se torna mais vísivel na idade escolar, quando a criança começa a aprender a ler e a escrever. Confusão entre esquerda e direita, dificuldades na leitura em alta voz, erros ortográficos, baixa auto estima e relutância em ir à escola, são alguns dos sintomas que a criança com dislexia apresenta.


Mas ter dislexia não é o fim do mundo, a criança tem capacidade para aprender, aliás a sua inteligência não está comprometida, apenas precisa de mais apoio em determinadas áreas. Existem no mercado diversos materiais preparados a pensar na criança com dislexia que permitem trabalhar especificamente as suas dificuldades.

Dislexia: Fichas de Intervenção Pedagógica

Atividades pensadas para trabalhar a consciência fonológica, a perceção e memória auditiva e visual, a linguagem compreensiva e expressiva e as competências psicomotoras e motoras (esquema corporal, lateralidade e orientação no espaço e tempo, controlo e destreza manuais, grafomotricidade) da criança com dislexia ou outras dificuldades de aprendizagem que afetam a leitura e a escrita (autoria Helena Serra e Teresa Alves).

Atividades de Conhecimento Fonológico

De autoria de Rosa Lima e Cláudia Tavares, reúne diversos tipos de atividades que pretendem ajudar a criança a reconhecer a diferença entre pares de sons semelhantes e a respetiva associação ao grafema correspondente, por exemplo, ão-am ou an-am, en-em, in-im, on-om, un-um.

Método Fonomímico

Método Fonomimico

Paula Teles desenvolveu materiais que trabalham especificamente a aprendizagem da leitura, sendo extremamente úteis para crianças com dislexia ou que apresentem dificuldades na leitura e na escrita:

Abecedário e Silabário
Exercícios com todas as sílabas da língua portuguesa, pensados para trabalhar as correspondências regulares e irregulares som-letra e letra-som.

Cartões Fonomímicos e CD com cantilenas de Abecedário
Desenvolvido para crianças que estão a iniciar a aprendizagem da leitura, os cartões fonomímicos permitem ensinar de forma lúdica os casos especiais de leitura (fonemas-grafemas e os grafemas complexos).

Parque dos Fonemas – Iniciação à Leitura e Escrita
Utilizando uma abordagem multissensorial (auditiva, visual, táctil e cinestésica), disponibiliza atividades que possibilitam desenvolver a consciência de palavras silábica e fonémica e também a escrita manual.

Livro de Leitura e Caliortografia (1,2 e 3)
Exercícios de leitura e de ortografia, que permitem trabalhar os ditongos, grafemas e fonemas.

Caderno de Caliortografia e Vocabulário Cacográfico
Pensado para automatizar a caligrafia e a ortografia de forma simultânea, inclui dois tipos de exercícios: atividades com palavras apresentadas no livros de caliortografia e a lista de palavras que a criança frequentemente erra (vocabulário cacográfico).

Trocas Fonológicas – Consciência Fonológica e Fonoarticulatória
Apresenta exercícios especificamente pensados para trabalhar a consciência fonológica dos pares de letras que se confundem: f/v – t/d – p/b – c/g –  x/j – s/z – m/n – b/d – n/d – nh/lh.

Jogo Brincar com a Dislexia

Este jogo treina a orientação espacial e temporal, a perceção visual e auditiva, a linguagem e a consciência fonológica de uma forma lúdica, o que o torna ideal para fazer com crianças com dislexia ou que demonstrem dificuldades em alguma área. Esta brincadeira também desenvolve a autoconfiança, a criatividade, a memória, a atenção, a concentração, a aprendizagem e a organização, características muito importantes para todas as crianças.

Fichas de Atividade do ABCD

O Instituto ABCD disponibiliza gratuitamente fichas de atividade para ouvir e falar melhor, para ajudar crianças com dislexia. São 12 atividades que auxiliam o desenvolvimento de algumas das habilidades básicas para a aprendizagem da leitura e escrita. Para cada atividade, é dado o objetivo da tarefa, uma sugestão de utilização e variações que podem ser propostas utilizando o mesmo material. Pode fazer o download aqui.

Teste de Dislexia

Faça o teste de dislexia online! Em caso de suspeita de dislexia ou outra dificuldade de aprendizagem, consulte o mais rápido possível um profissional da área, somente este poderá diagnosticar e avaliar o melhor tratamento para as dificuldades apresentadas.

Teste Dislexia 5-8 AnosTeste Dislexia 9-15 Anos

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!