Parentalidade

5 Dicas para se preparar para ser mãe

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

Antes de engravidar a mulher deve levar em consideração alguns fatores importantes que podem fazer toda diferença na sua vida e na vida da criança. É necessário:


1. Se preparar psicologicamente

Ter um bebê vai exigir muito de si. Esteja preparada psicologicamente para ter que gastar mais energia física e mental para preparar tudo para a chegada do bebê. O papel da mãe é de extrema importância para o desenvolvimento da criança e o aumento de progesterona e estrogênio desde o 1º dia de gestação vão mudar seu humor e sua disposição para realizar suas tarefas habituais. Seu tempo para si ficará mais restrito e a maternidade certamente exigirá tempo e preocupação por todo o resto de sua vida.

2. Fazer exames de saúde

Antes de engravidar deve ir ao ginecologista para avaliar sua saúde e também a de seu companheiro, o médico poderá solicitar papanicolau e exames de sangue como HIV, hemograma, sífilis, tireoide e outros para saber se encontra-se em bom estado de saúde para gerar um bebê.

O ideal é fazer estes exames e levar o resultado para o médico antes de começar as tentativas, para que o tratamento possa ser realizado ainda antes de engravidar.

3. Começar a tomar ácido fólico e vitaminas

Cerca de 2 meses antes de começarem as tentativas para engravidar já deve começar a tomar ácido fólico, sob indicação médica, para diminuir o risco de mal formação no bebê. Uma alimentação saudável e balanceada é de extrema importância antes de engravidar, mas tomar um polivitamínico também é uma boa opção para garantir que a saúde está em dia e não possui nenhuma carência nutricional.

4. Praticar exercícios

Antes de engravidar você já deve estar praticando exercícios, eles vão ajudar a melhorar a glicemia sanguínea e a não aumentar muito de peso na gravidez. Se você é sedentária, comece a se exercitar com exercícios leves à moderados, uma caminhada rápida por meia hora, todos os dias é uma boa opção, assim como andar de bicicleta e fazer Pilates ou musculação. Opte por exercícios que também possa praticar enquanto estiver grávida, assim você cria um bom hábito. Confira os exercícios que poderá fazer enquanto estiver grávida.

5. Avaliar a vida financeira

Também deve ser consciência de que um bebê vai gerar mais despesas financeiras e por isso é bom se preparar para isso. Fazer um ‘pé de meia’ é uma boa opção para os maiores gastos, como o enxoval e a preparação para o quarto do bebê. Além disso, serão necessários gastos com consultas médicas, vacinas, fraldas e alimentação.

A chegada de um bebê é um momento marcante para toda família e se preparar devidamente para que a surpresa seja boa, é uma estratégia inteligente. Quanto mais a mulher estiver preparada psicologicamente, melhor para ela, para o bebê e toda a família.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!