Saúde Infantil

7 Dicas para incentivar a criança a beber água

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

As crianças precisam beber água para manterem-se saudáveis. A quantidade que devem beber 40 ml para cada kg de peso corporal, assim uma criança que pesa 20kg precisa beber 800 ml de água ao longo do dia.


A boa notícia é que essa quantidade é fácil de alcançar porque inclui a água que está no leite, no suco, na vitamina, na sopa… mas esses outros líquidos contém açúcar ou sal em sua composição e não substituem exclusivamente a água que é o melhor para hidratação.

Formas de fazer a criança beber água

Se seu filho não gosta muito de beber água, experimente:

  1. Oferecer água fresca quando ele estiver todo transpirado, de tanto brincar;
  2. Colocar uma unidade de uva congelada dentro do copo com água;
  3. Colocar uma rodela de limão na borda do copo e usar um canudinho interessante;
  4. Adicionar algumas gotas de limão, laranja ou tangerina no copo com água (sem adicionar açúcar);
  5. Ter uma garrafa com água sempre por perto da criança, na mesinha de estudo, dentro da mochila, no quarto…
  6. Deixar a criança beber pequenos golinhos de água várias vezes ao dia, pode ser mais interessante para ela do que parar e ter que beber 1 copo cheio de água de uma só vez;
  7. Nos dias frios experimente oferecer um chá morninho sem açúcar.

Ao tornar a experiência de beber água mais interessante a criança deve conseguir consumir mais água, mas não se deve exagerar, já que o excesso de água também é prejudicial à saúde.

Quando a criança deve começar a tomar água?

Se você ainda amamenta seu bebê, fique tranquila, o leite materno é rico em água e hidrata o bebê da forma correta. Os bebês que apenas mamam no peito não precisam beber água, mas depois de ele começar a comer as papinhas, iniciando a alimentação diversificada já é preciso oferecer água.

Qual a melhor hora para dar água a criança?

A melhor resposta é: quando ela tiver sede e sempre que ela pedir, mas se o seu filho não gosta de beber água a história é diferente. Você precisa oferecer 1 copo com água pela manhã, outro à tarde e outro à noite, é basicamente isso. Mas evite dar aquele copão de água imediatamente antes das refeições, porque a água vai ocupar espaço no estômago e a criança vai comer menos, e vai ter fome, passado pouco tempo. Se seu filho faz xixi na cama, também não deve dar água logo antes dele deitar, tem que ser, pelo menos, 30-40 minutos antes de ir para cama.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!