Saúde Infantil

Cuidados com o Sol essenciais para Bebés e Crianças

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

Especialmente durante o verão com as idas à praia, rio ou piscina os cuidados com o sol devem ser redobrados com a pele das crianças para evitar queimaduras e manchas na pele podem demorar anos para desaparecer. Saiba o que fazer!


1. Criança pode brincar ao sol?

Pode, desde que sejam respeitados os horários da manhã até as 11h e no final da tarde, após as 16h. Mas mesmo assim deve estar de chapéu e usar protetor solar.

2. Qual protetor solar indicado para crianças?

A marca não importa, desde que seja próprio para crianças, com filtro solar acima de 50 FPS. Deve-se aplicar 30 minutos antes de ir brincar ao sol e deve repassar se a criança transpirar muito ou estiver dentro da água.

3. Criança pode usar óculos de sol?

Pode, desde que seja próprio para a criança e de uma marca confiável, caso contrário prefira não colocar.

4. A cor da pele influencia?

Sim, as crianças com a pele mais clara são mais sensíveis ao sol e precisam de cuidados redobrados, mas isso não quer dizer que as crianças com um tom de pele mais moreno, mulatas ou negras não precisam de proteção. O que acontece é que podem usar um filtro solar com FPS mais baixo, mas mesmo assim só os indicados para crianças.

5. Posso aplicar o protetor solar de adulto em criança?

Não deve. O filtro solar infantil contém ingredientes diferentes e próprios para a pele da criança que é mais sensível. Se você colocar o filtro solar de um adulto na pele da criança ela pode ser exposta a produtos químicos que poderão causar alergia, e o tiro pode sair pela culatra.

6. O bebê pode ficar só de bikini ou sunga ao sol?

Não deve. Até completar 1 ano de idade a pele da criança é muito sensível e como forma de proteção extra você pode deixar o bebê sempre com uma camisetinha branca quando estiver brincando ao sol. Chapéu também é essencial.

7. A criança pode brincar diretamente no sol?

Não deve ou, pelo menos, não por muito tempo. O ideal é que fique à sombra ou debaixo do guarda-sol, mas mesmo embaixo do guarda-sol pode ser muito quente para ela. Verifique sempre se a criança não está ficando muito quente, usar as costas da mão é uma boa.

8. Suco substitui a água?

Depende, suco de fruta natural sem açúcar é uma excelente fonte de hidratação para as crianças, assim como a água de côco que ainda ajuda a repor os minerais perdidos no suor. Mas a verdade é que o suco também pode tirar o apetite da criança, por isso tenha cuidado no horário do suquinho e lembre-se de oferecer água fresca várias vezes ao dia, não espere a criança pedir.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!