Saúde Infantil

O que fazer quando a criança engasga?

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

Quando o bebê ou a criança engasga é preciso agir prontamente para restabelecer a respiração o mais rápido possível.


O engasgo acontece muito rápido e por vezes é silenciosamente perigoso e acontece quando a criança se alimenta ou quando coloca pequenos objetos na boca, que ficam presos na garganta impedindo a passagem do ar.

A morte por asfixia pode acontecer em poucos minutos e por isso é tão importante saber com antecedência como agir diante de tal situação.

Como reconhecer que a criança está engasgada

Quando algo obstrui a passagem do ar pela garganta nota-se:

  • Angústia na face;
  • Olhos arregalados;
  • Cor arroxeada nos lábios;
  • Ficar sem emitir nenhum som;
  • Colocar as mãos na garganta.

O que fazer quando a criança engasga

Se observar que a criança ficou engasgada é preciso agir corretamente. Veja se é possível visualizar algum alimento ou objeto que esteja preso na garganta, e tente retirar com a mão ou uma pinça.

Se não conseguir identificar, nem remover o objeto/alimento, e se ela não consegue tossir, deverá realizar a Manobra de Heimlich, que consiste em:

  • Pressionar a região do estômago da vítima da seguinte forma: Colocar-se por trás da vítima e pressionar o estômago dela com a sua própria mão com punho cerrado;
  • Faça pressão com a mão sobre o estômago da vítima com movimentos para dentro e para cima.

Esse movimento irá fazer com que o conteúdo do estômago saia empurrando o objeto/alimento que tinha ficado preso na garganta. Normalmente após realizar essa manobra por 6 ou 10 vezes as vias aéreas ficam livres e a criança volta a respirar normalmente.

Em muitos casos essa compressão induz ao vômito, mas se a vítima conseguir respirar livremente e se acalmar não há necessidade de levar ao pronto-socorro, mas se notar que ainda permanece algum desconforto ou dificuldade para respirar é mais seguro buscar ajuda médica.

Atenção: Não se deve fazer a manobra de Heimlich em crianças com menos de 1 ano de idade, nem se a criança estiver conseguindo falar ou tossir.

O que fazer quando o bebê engasga

Confira no vídeo a seguir os passos necessários quando o bebê (com menos de 2 anos) engasga:

Como evitar que a criança engasgue

Para evitar que o bebê ou a criança engasgue é importante cortar os alimentos em pedaços pequenos e evitar peças de brinquedos fiquem espalhadas, chamando atenção das crianças. Alguns brinquedos, de má qualidade, podem quebrar, amassar ou se desmontar em partes muito pequenas, sendo um risco para que esse tipo de acidente aconteça. Investir em brinquedos selecionados, devidamente inspecionados por um órgão de segurança, como o InMetro, é a forma mais segura.

Esteja atento aos perigos dentro de casa! Por vezes as crianças gostam de brincar com objetos que não são propriamente brinquedos, como panelas, sapatos e objetos de decoração. Faça uma varredura pela casa procurando por perigos e mantenha as crianças sempre longe de tais objetos.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!