Saúde Infantil

Posso usar cotonete no bebê?

Avatar
Escrito por Marcelle Pinheiro

O uso do cotonete não é recomendado porque ele, na verdade, empurra a cera produzida pelos ouvidos para dentro, o que pode formar um rolhão de cera que diminui a capacidade auditiva, incomoda e pode causar dor e inflamação.



O excesso de cera dos ouvidos deve ser removido com um pedaço de tecido fino, como uma gaze, envolto no dedo mindinho. Deve-se limpar somente essa região mais externa do pavilhão auditivo diariamente após o banho, evitando o uso do tradicional cotonete.

Apesar de existirem cotonetes infantis os pediatras não recomendam seu uso em nenhum momento da vida, sendo este um item que não necessita fazer parte da sua lista de compras.

Como limpar o ouvido do bebê corretamente

A melhor forma de manter o ouvido do bebê devidamente limpo é dobrar um pedacinho da toalha de banho do bebê, de uma fralda ou uma gaze, enrolar no dedo mindinho e passar por toda região da orelha.

Se o canal auditivo estiver muito sujo ou com mal cheiro deve-se informar com o pediatra. Não é normal o ouvido do bebê ficar com cheiro forte, e se isso acontecer, pode ser sinal de inflamação de ouvido.

Qual a frequência ideal para limpar a orelha do bebê

O ideal é limpar a orelha diariamente, logo após o banho. A temperatura morna da água pode ajudar a deixar a sujeira mais fácil de ser removida e este é o momento ideal. Entretanto, se o bebê ficar irritado e reclamar dessa limpeza, pode ser que o adulto esteja exagerando, e pode deixar para limpar a orelha em dias alternados.

Sobre o Autor

Avatar

Marcelle Pinheiro

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.