Saúde Infantil

Bronquite infantil: sintomas e como é o tratamento nas crianças

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

A bronquite é uma doença respiratória caracterizada pela inflamação dos brônquios que causa sintomas como tosse secretiva com som audível no peito. Pode afetar até mesmo bebês, ficando isolada em apenas uma fase da vida ou pode manifestar-se por longos períodos, quando torna-se crônica.


Normalmente ela começa após uma IRTS, infecção respiratória do trato superior, como um simples resfriado, sendo maioritariamente causada por vírus, sendo portanto mais fácil de controlar.

Sintomas

Seus sintomas podem iniciar devido à uma piora de uma constipação, gripe ou resfriado:

  • Tosse seca ou com secreção;
  • Sons no peito ao inspirar;
  • Dor no peito ao respirar;
  • Dispneia;
  • Pode haver febre baixa.

Ao observar estes sintomas os pais devem levar a criança para ser vista pelo médico. Na consulta este deve verificar os sinais e sintomas, e para descartar outras doenças pode solicitar um exame de raio-x de tórax, mas que nem sempre se faz necessário.

Tratamento

Na maior parte dos casos a bronquite pode ser tratada com apenas remédios para alívio dos sintomas, como Dipirona para baixar a febre e diminuir a dor e o desconforto respiratório, além de uma boa hidratação para diluir melhor o muco presente nos pulmões, facilitando sua remoção através da tosse. Remédios antitussígenos só devem ser utilizados em caso de tosse que dificulte o sono ou a alimentação.

Desde que não tenha febre o bebê ou a criança podem ir para a creche ou escola, mas é preferível deixá-lo em casa com o responsável caso apresente febre ou seja necessário tomar antibióticos, indicando que esta é uma infecção mais grave.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!