Atividades Natal Parentalidade

8 Brincadeiras de Natal para fazer em Família

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

O Natal é uma época por excelência para estreitar os laços afetivos e passar um bom tempo em família. E uma das melhores formas para o fazer é através de jogos e brincadeiras entre irmãos, pais, filhos e outros familiares.


Sugerimos brincadeiras e jogos divertidos, que não precisam de grande preparação, mas prometem muito divertimento para toda a família!

Jogos e Brincadeiras de Natal

Entre comidas e bebidas e a abertura de prendas e miminhos de natal, há sempre tempo para brincar em família. Pode ser um simples jogo de tabuleiro, cartas ou brincadeiras divertidas para fazer em conjunto. Vamos brincar?

1. Jogo da Mímica

Brincadeira super divertida que promete horas de gargalhadas. Para além de estimular a criatividade e a imaginação, este jogo educativo é ideal para brincar em qualquer momento e com todos os membros da família.

Puxe pela cabeça e faça uma lista de palavras e ações de natal que possam ser adivinhados por gestos, como pai natal, rena, duende, peru, abrir os presentes, descer a chaminé, etc. Saiba mais sobre as regras do jogo da mímica.

2. Conto de Natal Original

Pode ser feita durante a refeição, no momento das sobremesas ou quando estiverem todos juntos. Comece uma história de natal, escolha o tema, fale um pouco e passe para a pessoa à sua direita. A pessoa seguinte faz o mesmo e assim sucessivamente, até que todos participem.

Cada pessoa pode acrescentar novos elementos, incluir novas personagens, desenvolver a história de forma pessoal e criativa. Grave o momento, quem sabe, pode estar a criar o próximo conto de natal!

3. Fotos Divertidas com Acessórios

Crie um cantinho na sala com acessórios que remetam para o natal. Gorros e pai natal, nariz e hastes de rena, orelhas de duende são alguns exemplos engraçados. Imprima frases divertidas ou deixe espaço para que cada um escreva num quadro branco pequeno o que desejar.

Durante a celebração de natal em família, promova este espaço, incentive  cada pessoa a tirar fotografias em conjunto. Vai proporcionar boas recordações do momento e boa disposição!

4. Barba do Pai Natal

Creme de barbear ou algodão podem ser o início de um concurso de barbas de pai natal! Junte todos, estipule um tempo (2/5 min) e escolha as barbas mais originais. E não se esqueça de tirar fotografias!

Jogar em família é uma das melhores formas de estreitar laços afetivos e criar um clima de amor e aceitação.

5. Acertar o Nariz de Rena

Esta é uma versão adaptada do jogo tradicional “espeta a cauda do burro”.  Vai precisar de uma venda, um desenho de rena e algo para espetar no desenho.

Cada pessoa tem de acertar no nariz da rena com os olhos vendados. A ajuda é bem vinda, todos podem dar dicas, garantidamente vai ser uma aventura!

6. Fazer Boneco de Neve

Atividade extremamente simples, mas que vai proporcionar momentos divertidos. Rolos de papel higiénico e alguma agilidade é o que necessita apra colcoar esta bricnadeira em marcha. No final faça uma sessão de fotografia para recordar mais tarde os bonecos de neve da família!

7. Jogos com Cartas

Os jogos de cartas são uma forma de passar tempo em família, aliando boa disposição e divertimento! Cartas clássicas, Uno, Dos, Spot it, Scrabble, Ligretto, Skipbo, Exploding Kittens e Saboteur são alguns dos jogos de cartas ideais para brincar me família. Conheça com mais detalhe jogos de cartas para brincar em família.

8. Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiros são ótimos brincar em família. Para além de proporcionar horas de diversão, especialmente para os mais pequenos,  os jogos de tabuleiro promovem a atenção e o desenvolvimento do raciocínio. Conheça diversos jogos de tabuleiro ideais para toda a família!

Jogos Educativos Infantis

Os jogos infantis educativos são atividades excelentes para promover o desenvolvimento integral da criança. Possibilitam trabalhar a criatividade, a imaginação, a concentração e capacidade de atenção. Também são excelentes para desenvolver a motricidade e o raciocínio, assim como promovem o desenvolvimento social. Tudo isto de forma lúdica e divertida.

Experimente os jogos educativos do educamais com as suas crianças! Temos a certeza que os mais novos vão gostar!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!