Jogos Educativos Atividades

9 Jogos de Cartas para brincar em Família

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Os jogos de cartas são uma forma de passar tempo em família, aliando boa disposição e divertimento! Listamos um conjunto de jogos de cartas que podem ser jogados em vários locais e por toda a família. Vamos falar um pouco sobre estes jogos de cartas?


1. Cartas Clássicas

Utilizando um baralho de cartas regular, é possível fazer muitos jogos divertidos, por exemplo, jogo da pesca, canastra, bisca, póker, entre outros. Tenha sempre um baralho à mão para brincar com as crianças!

2. Uno

Um dos jogos mais conhecidos em todo o mundo, é super divertido e muito apreciado pelas crianças. O baralho é constituído por cartas de quatro cores – verde, amarelo, vermelho e azul – e números entre o 0 e o 9. Brincar com este jogo é super simples e garante momentos divertidos: são distribuídas sete cartas a cada jogador, e a carta que ficou em cima do baralho é virada para cima, sendo esta a primeira. Continua jogar-se de acordo com as regras e o que cada carta representa.

3. Dos

Muito semelhante ao UNO, este jogo, com 108 cartas coloridas, é diferente na forma como se joga. O primeiro jogador a ficar sem cartas, conseguir 2 pontos e gritar Dos! ganha.

4. Dobble ou Spot it

Com 55 cartas com 8 símbolos, é um jogo muito simples.  Os jogadores t~em a missão de identificar os símbolos que aparecem em posições e tamanhos diferentes, sendo um desafio para o cérebro dos mais pequenos. Pode ser jogado de cinco formas diferentes, o que o torna versátil e divertido.

5. Scrabble

Neste jogo, cada jogador tem de criar palavras com as cartas que recebeu e com as que já estão dispostas na mesa. A pontuação é somada e apontada e é a vez do próximo jogador.  Quanto mais rara for uma palavra , maior pontuação tem, por exemplo a letra X vale 8 pontos.

6. Ligretto

7. Skipbo

8. Exploding Kittens

9. Saboteur

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!