Saúde Infantil

O que é a Balanite e como se trata?

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

O termo balanite refere-se a uma inflamação na cabeça do pênis que precisa de tratamento clínico, indicado pelo médico. Ela pode ser reconhecida facilmente ao observar a região peniana, que se mostra vermelha e inchada, com relato de dor constante, mas que piora ao urinar. Outros sintomas que podem estar presentes, em caso de banalinte, são mau cheiro e corrimento esbranquiçado.


Qual o tratamento para balanite?

O tratamento para balanite deve ser sempre recomendado pelo médico, porque a automedicação pode trazer danos à saúde. De forma geral, o médico pode recomendar o uso de uma pomada com ação antibiótica e também uma outra com ação antifúngica, para serem aplicadas diretamente na área inflamada.

As pomadas devem ser aplicadas diretamente na cabeça do pênis após urinar e limpar a região com água e sabonete antisseptico. Não é necessário usar uma quantidade exagerada de pomada, basta que cubra toda área, sendo necessário retirar após urinar novamente, e iniciar uma nova aplicação.

Quando a infecção está muito grave e avançada o médico pode recomendar que se tome um antibiótico em forma de xarope ou comprimido para um tratamento mais eficiente.

Na maior parte das vezes a infecção passa rapidamente, embora seja necessário tomar o anitibiótico nas horas e durante os dias que o médico recomendou, para evitar que as bactérias da região se proliferem ficando resistentes ao medicamento, complicando ainda mais a situação.

O que pode causar balanite?

A infecção da cabeça do pênis pode ser causada por fungos, sendo a Cândida Albicans, o mais comum afetando grande parte dos casos, ou alguma bactéria que se instala na região. De forma menos comum surgem as alergias causadas por algum produto que tenha tocado na área ou tecido da cueca ou da fralda. Esta infecção é mais comum nos meninos não-circuncidados, porque o excesso de pele na área favorecem o acumulo de sujeira, o que favorece a infecção.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!