A afasia prejudica a comunicação da criança e a leitura de textos, mas isso não significa que não seja capaz de entender porque sua inteligência está mantida, ela tem apenas uma dificuldade em se comunicar de forma falada ou escrita.
O que é afasia?
A afasia não é uma doença, mas sim um sinal da alguma lesão/alteração cerebral. As causas da afasia infantil podem ser as seguintes:
- Traumatismo craneoencefálico (TCE);
- Tumores, habitualmente na zona do cerebelo;
- Infeções, como a encefalite (inflamação do cérebro);
- Acidente vascular cerebral (AVC);
- Anoxia cerebral aguda (falta de oxigénio no cérebro);
- Hidrocefalia (acumulação excessiva de líquido no cérebro);
- Epilepsia.
Tipos de Afasia
Existem diferentes tipos de afasia infantil:
Afasia Adquirida
Surge quando a criança se encontra na fase inicial da aquisição de competências da linguagem e sofre lesão ou lesões cerebrais. Este tipo de afasia pode ocorrer quando o fluxo do sangue é bloqueado, não chegando convenientemente ao cérebro. Ou então como resultado de uma intervenção cirúrgica, de um traumatismo craniano severo ou de uma infecção cerebral.
Afasia de Wernicke ou Sensorial
Também chamada de afasia sensorial, fluente ou de recepção, gera problemas na área da compreensão da linguagem, ou seja crianças ou adultos com esta dificuldade falam de forma espontânea, mas vagamente e sem sentido, fugindo muitas vezes ao tema da conversa. Em traços gerais, a criança com afasia de Wernicke apresenta dificuldade de compreensão da linguagem, facilidade em falar utilizando frases longas sem grande sentido e palavras desadequadas ou substituindo sílabas ou palavras (parafasia).
Afasia Global ou Total
Caracteriza-se pela total ou quase total incapacidade para traduzir o pensamento em palavras, de forma escrita ou oralmente, assim como a enorme dificuldade em compreender e descodificar textos escritos. Assim, este tipo de afasia significa a perda das diversas capacidades da linguagem como a leitura, a escrita e a compreensão relativamente às duas. É provocada pela existência de graves lesões na área do cérebro que controla a linguagem.
Afasia Amnésica ou Anómica
Fala-se neste tipo de afasia sempre que uma criança, adolescente ou adulto tem dificuldade em nomear, de forma correcta, objectos, pessoas, locais ou acontecimentos. Embora seja o mais leve tipo de afasia, representa dificuldades no dia a dia, na medida em que se verificam perturbações ao nível da memória de palavras. Saber simplesmente o nome dos amigos ou do restaurante favorito é tarefa quase impossível.
Afasia de Broca
Também é chamada de afasia de expressão, motora ou não fluente, é a mais comum das afasias. A criança com afasia de broca consegue ler de forma silenciosa, mas não escrever adequadamente. Utiliza um vocabulário reduzido com poucas expressões linguísticas, tendo especial dificuldade com frases complexas e palavras desconhecidas.
Sintomas de Afasia
Os sintomas da afasia são variados, dependendo da localização e da extensão das lesões cerebrais. Alguns deles são:
- Fadiga;
- Letargia;
- Variações de humor;
- Perda de memória;
- Perda de visão periférica;
- Depressão;
- Incapacidade de produzir som através da voz;
- Baixa auto-estima;
- Convulsões;
- Problemas de articulação;
- Perda de hábitos pessoais;
- Dores de cabeça frequentes;
- Atenção curta;
- Falta de tonicidade muscular;
- Dificuldades a nível de memória;
- Paralisia de uma parte do corpo;
- Erros de sintaxe;
- Choro e riso, sem qualquer razão aparente;
- Incapacidade para realizar tarefas simples;
- Incapacidade para compreender símbolos;
- Deficiências auditivas;
- Produção de frases incompletas e às vezes sem sentido;
- Comportamentos compulsivos, a nível de arrumação e organização.
Caso note o surgimento de alguns destes sintomas é importante consultar o médico para um diagnóstico correto através de testes e consequentemente uma terapia e tratamentos adequados.
Tratamento da Afasia
O tratamento da afasia é demorado e deve ser feito de forma periódica e frequente, sendo que a duração do mesmo depende da extensão das lesões cerebrais. É recomendado:
- O contacto terapêutico com fonoaudiólogo ou terapeuta da fala é fundamental, pois este estimulará as capacidades da linguagem oral e escrita através de exercícios.
- O acompanhamento por parte de um psicólogo e de um neurologista, entre outros técnicos e terapeutas (por exemplo: terapeuta ocupacional), também é considerado imprescindível.
- Em alguns casos também se utiliza medicamentos que estimulam a memória, por exemplo como o piracetam.
É importante saber lidar com um aluno com afasia, tanto a nível de sala de aula como a nível pessoal trabalhando a sua auto-estima e comunicando eficazmente. Poderá recorrer a testes psicológicos para avaliar as áreas da linguagem: Processamento fonológico, Leitura e escrita, Semântica de palavras e imagens e Compreensão de frases e assim identificar devidamente o aluno encaminhando-o para o tratamento da afasia eficaz para a sua condição.