Saúde Infantil

Como acabar com os Piolhos no cabelo das crianças!

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

Os piolhos e as lêndeas são comuns e praticamente todas as crianças sofrem com esse mal em algum momento da vida. Os piolhos não voam, mas eles passam de uma cabeça para outra com muita facilidade, especialmente entre as crianças, porque elas encostam a cabeça na do coleguinha, emprestam chapéu, bandoletes e presilhas de cabelo umas para as outras e sem dar por isso, vai ali uma lêndea ou um piolhito e a infestação começa num instante.


Como reconhecer piolhos e lêndeas

Os piolhos instalam-se no couro cabeludo, alimentando-se do sangue e colocando ovos — as lêndeas. Por isso, quando a criança está com piolhos é normal coçar a cabeça várias vezes ao dia. Além da comichão, é normal que a criança tenha sensação de movimento na cabeça, apresente feridas e eczemas. Ao separar as mechas de cabelo e observar o couro cabeludo pode notar-se a presença de piolhos e lêndeas, que gostam de ficar principalmente na região da nuca e atrás das orelhas.

Se encontrar uma lêndea ou um piolho, não se desespere, existe tratamento e em poucos dias todos serão eliminados completamente.

O que fazer para eliminar piolhos e lêndeas

Pode-se colocar uma mistura de vinagre com água e depois de lavar a cabeça da criança normalmente, usar essa mistura para aplicar diretamente no couro cabeludo. Para ajudar você pode molhar um pedacinho de algodão nessa mistura e aplicar no couro cabeludo, vez a vez. Depois é só lavar o cabelo normalmente para tirar o cheiro de vinagre da cabeça.

Outra possibilidade é lavar o cabelo com um shampoo próprio para piolhos, que se compra nas farmácias. Deve deixar atuar pelo tempo determinado de cada produto (cerca de 10 a 20 minutos — confira na embalagem) e depois passar o pente fino em cada mecha do cabelo. Passar o pente fino é a parte mais trabalhosa, mas que mais compensa! Desinfete o pente fino com álcool ou água a ferver após cada utilização.

Assim você vai conseguir eliminar os piolhos e lêndeas, mas para garantir que todos foram eliminados, após 7 dias, repita toda a operação. Pode ser que tenha sobrado um ou outro e se ele permanecer ali, vai iniciar uma nova infestação rapidinho.

Para eliminar completamente todos os piolhos e lêndeas, retire para lavar com água quente (60 °C) a roupa de cama e banho que a criança usou enquanto estava com piolhos. Também é preciso lavar todas as roupas utilizadas e os acessórios que estiveram em contacto com o cabelo. Na dúvida, lave tudo, mais vale prevenir do que remediar.

Se o seu filho tem piolhos, é muito importante que entre em contacto com a escola, para que os outros pais possam fazer o tratamento no cabelo ao mesmo tempo, prevenindo uma nova contaminação.

Como prevenir os piolhos

Na realidade, não é possível prevenir que o seu filho tenha piolhos, devido à facilidade de contágio, especialmente na escola. No entanto, pode ensinar a não partilhar escovas, pentes ou chapéus. Pode também usar repelente, ajuda a evitar que o piolho se aproxime da cabeça da criança (contém óleos cujo cheiro os piolhos não gostam).

E não acredite nos mitos que os piolhos não aparecem no cabelo curto ou que a falta de higiene favorece o surgimento destes parasitas.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!