Notas Baixas na Escola

 

As notas baixas na escola são um problema real,  surgem no momento de avaliação e no boletim e estamos perante uma situação desagradável para todos: alunos, pais e professores.

Normalmente as notas baixas são sinónimo de que algo de errado se passa. Torna-se necessário diagnosticar qual a causa do insucesso escolar da criança ou do adolescente. As causas ou razões das notas baixas podem ser de diversa ordem: pessoais, psicológicas, físicas, etc.

As problemáticas mais frequentes associadas às notas baixas são problemas de visão, dislexia, TDAH, discalculia, problemas familiares, bullying ou ciberbullying, entre outros.

Como lidar com notas baixas na escola

Os pais ficam preocupados, apreensivos e às vezes assustados. Os alunos ficam tristes e com medo da reação dos pais. E os professores sentem-se muitas vezes impotentes, frustrados e cansados para lidar com a questão das notas baixas.

É muito importante que os pais estejam atentos, especialmente se existe uma queda abrupta do rendimento escolar, que se reflecte nas notas baixas. A criança ou adolescente que está a passar por uma fase de maus resultados escolares necessita de apoio e orientação por parte dos pais, assim como especial acompanhamento escolar.

Diagnosticar qual o problema, identificar as causas para assim elaborar um plano de acção é a etapa seguinte. Lembre-se que deve atacar o problema, não a criança ou o adolescente. Converse sobre isso, demonstre preocupação e desejo de ajudar.

Estruture com o seu filho um plano de ação que contemple melhorar as notas ao mesmo tempo combatendo as causas do insucesso. Fazer parte do plano produzirá mais desejo de atingir o estipulado.