Louis Braille

Louis Braille nasceu a 4 de Janeiro de 1809. Louis Braille magoou-se num olho ao brincar na oficina do pai e perdeu a visão do mesmo com apenas 3 anos de idade. Aos 5 anos perdeu totalmente a visão devido a infecções.

Como cresceu Louis Braille

Conta  a história que o pai de Louis fazia letras em couro e pregava pregos na madeira em formatos de letras, isto porque ele desejava muito aprender.

Com dez anos de idade foi aceite na Instituição real para crianças cegas em Paris, onde aprendeu a ler através de letras em relevo, método bastante lento. Aprendeu a reconhecer as 26 letras através do toque, mas as letras eram muito grandes o que tornava os livros pesados, cerca de 3 kg.

Como aprendia com bastante facilidade, aos 17 anos começou a ensinar álgebra, gramática e geografia aos alunos mais novos. Aos 19 anos de idade era professor na escola assumindo o ensino de gramática, de geografia, de aritmética e de música.

Louis desenvolveu o Sistema Braille

Todos os sistemas e métodos que existiam na altura eram pouco eficazes e por isso Louis resolveu criar um sistema realmente útil. Ele tinha um desejo de tornar melhor a vida dos cegos: “as pessoas cegas são as mais isoladas do mundo. Eu posso descrever um pássaro distinguindo-o de outro pelo som. Eu posso conhecer a porta de uma casa sentindo-a com a minha mão. Mas há inúmeras coisas que eu não posso ouvir nem sentir. Somente os livros podem libertar os cegos. Mas não há livros para lermos”.

Assim, tendo com base um sistema de escrever utilizado por soldados – escrita da noite (night-writing), com traços e pontos, Louis Braille desenvolveu o sistema braille. Utilizou seis furos em diferentes posições, fazendo 63 combinações possíveis. Cada combinação representava uma letra do alfabeto ou uma pequena palavra e até sinais de pontuação. Ele conseguiu escrever um livro e elaborar um sistema de pontos para matemática e música.

Através da sua força de vontade e persistência hoje é possível que cada cego possa ter acesso à leitura e ao conhecimento escrito.