Educamais.com

Portal de dislexia e dificuldades aprendizagem. Informações para os pais sobre Dislexia, Dificuldades de Aprendizagem, Autismo, TDAH, Orientação Escolar

Distúrbios de Aprendizagem

Distúrbios de Aprendizagem
59 votos, media 4.67 (91%)

Distúrbios de aprendizagem são, essencialmente, problemas no sistema nervoso central que se traduzem na dificuldade em aprender conteúdos ou actividades específicas, como escrever, ler ou fazer cálculos matemáticos.

Distúrbios de Aprendizagem

Distúrbios de Aprendizagem não são provocados pela falta de inteligência ( baixo coeficiente de inteligência – QI), muitas vezes é o oposto, algumas pessoas estão acima da média.

Tipos de Distúrbios de Aprendizagem

Os distúrbios de aprendizagem podem ser classificados em distúrbios de entrada e distúrbios de saída.

Os primeiros, distúrbios de entrada são aqueles que provocam dificuldades na entrada de informação, ou seja algo acontece quando as informações chegam ao cérebro, nomeadamente através da visão e da audição.

Os segundos, os distúrbios de saída são aqueles que provocam dificuldade na saída de informações recebidas pela cérebro, ou seja, na concretização do conhecimento adquirido. Isto é perceptível quando a criança, jovem ou adulto escreve, desenhe ou desenvolve outra actividade motora.

O distúrbio de aprendizagem mais conhecido e provavelmente mais estudado é a dislexia, que se revela, em termos muito gerais, numa capacidade de ler ou escrever  inferior ao seu nível de inteligência.