Disléxica Toyah Willcox

 

Disléxica Toyah Willcox, cantora e actriz britânica, relata a sua experiência de vida com esta dificuldade de aprendizagem.

Disléxica Toyah Willcox

Em criança, tinha a perfeita noção de que não “me encaixava”. Continuei a sentir o mesmo em adulta. Não conseguia soletrar, a leitura era extremamente difícil para mim e era péssima a aprender qualquer coisa nova.

Na escola os professores colocavam-me de lado porque era lenta na leitura, na escrita e na matemática. Nas conversas eu lutava para organizar os meus pensamentos.

Assim, tornei-me agressiva (“bully”), aquele tipo de aluno com comportamentos disruptivos que apenas gastava o dinheiro dos pais na escola privada. Não conseguia ler um livro – era um emaranhado de linhas. Os meus pais não sabiam que era disléxica, apenas pensavam que era preguiçosa.

Toyah Willcox e Dislexia

Naquela altura não se falava acerca de dislexia. Agora apercebo-me que muitas pessoas brilhantes sempre lutaram com estes problemas ao longo da sua vida, sem saberem o que realmente os causava.

Com o tempo desenvolvi estratégias, inventando formas próprias de soletrar e ler, nomeadamente decorando frases para entrevistas e audições.

Eu sou disléxica e tenho de ter ajuda especial para soletrar e ler, mas acredito que qualquer pessoa pode fazer qualquer coisa e se tiver força de vontade e auto-estima.