Dislexia e Medo

Dislexia e medo andam a par. Medo de ser gozado, medo de falhar, medo de não saber a resposta, medo de ser excluído, medo de não corresponder às expectativas, medo de ser diferente. Provavelmente este é o sentimento do seu filho ou do seu aluno disléxico.

Dislexia e Medo

A criança ou jovem com dislexia faz todos os possíveis para que não seja “descoberta”, para que as suas dificuldades de aprendizagem não sejam conhecidas pelos seus colegas. Este medo é bastante desgastante e excessivo, mas tem de ser enfrentado!

É muito importante a compreensão dos pais e dos educadores no sentido de apoiarem a criança ou o jovem com este medo diário e muitas vezes incapacitante.

Encoraje a criança a falar sobre os medos, demonstre que não se rirá dela nem dirá que as suas preocupações não têm valor. Não subestime os seus medos, minimizando o seu sofrimento, porque para a criança e para o jovem disléxico estes são muito reais.

Escute atentamente todas as coisas que o seu filho ou educando tem para contar e em conjunto discutam estratégias para lidar com as situações. Transmita confiança e a certeza que poderá contar com o seu apoio sempre que precisar para falar daquilo que o preocupa.