Discalculia

Discalculia é uma dificuldade de aprendizagem. Discalculia afecta a capacidade da criança, adolescente ou adulto de compreender e manipular números. É importante reconhecer os principais sintomas e tipos de discalculia e fazer uma correta avaliação/diagnóstico para que se realize uma intervenção eficaz com estratégias adequadas.

O que é Discalculia?

Discalculia é uma dificuldade de aprendizagem específica da matemática, assim definida pela Associação Americana de Psiquiatria: ” é uma incapacidade moderada a severa, ou mesmo total, para executar operações matemáticas”.

A palavra discalculia vem do grego (dis, mal) e do Latin (calculare, contar) formando: contando mal. Essa palavra calculare vem, por sua vez, de cálculo, que significa o seixo ou um dos contadores de um ábaco.

Contrariamente às dificuldades associadas com a linguagem escrita ou oral, como disgrafia ou dislexia, a  discalculia não tem sido muito estudada. Estima-se que exista uma prevalência da discalculia de dois a três por cento, mas não são dados certos.

Quem pode ter discalculia?

Todas as crianças, adolescentes ou adultos podem ter discalculia. Esta dificuldade de aprendizagem não está relacionada com inteligência ou nível de QI, estímulos primários, género ou estrato social.No fundo o fator comum é a presença de dificuldades a nível matemático como tempo, medidas, cálculos, problemas matemáticos, símbolos matemáticos, etc.

A Discalculia é um impedimento da matemática que caminha junto com um número de outras limitações, tais como a introspecção espacial, confusão de noções de tempo, a memória pobre, e os problemas de ortografia. Há indicações de que pode ser congénito ou hereditário.

Tipos de Discalculia

Existem vários tipos de discalculia, que podem existir separadamente ou coexistir. Basicamente diferem em termos de capacidades específicas e tarefas da matemática. Os seis tipos de discalculia, descritos por Ladislav Kosc são discalculia lexical, discalculia verbal, discalculia gráfica, discalculia operacional, discalculia practognóstica e discalculia ideognóstica. Ainda se faz referência a discalculia quantitativa, qualitativa e intermédia.

Sintomas da Discalculia

Vários são os sintomas da discalculia. De forma geral, está-se presente um quadro de discalculia quando a criança, adolescente ou adulto apresenta dificuldades na área da matemática, como fraca capacidade para contar, dificuldade em reconhecer números e símbolos matemáticos ou troca de números aquando da escrita dos mesmos.

Sinais de Alerta da Discalculia

A discalculia apresenta alguns sinais que podem ser identificados de forma precoce, em crianças em idade pré-escolar ou idade escolar. A discalculia infantil manifesta-se no atraso em aprender a contar, dificuldade em memorizar factos matemáticos, entre outros.