Boas Maneiras na Família

Boas maneiras na família aprende-se desde muito cedo. Boas maneiras na família requer a aprendizagem de determinados comportamentos.

Boas Maneiras na Família

É importante ensinar as crianças desde cedo a arrumar os seus próprios brinquedos, livros ou outros após a brincadeira. Ensine qual o local onde deve colocar a roupa suja, onde pendurar ou arrumar a roupa limpa, o local certo para arrumar os sapatos, etc.

Conforme as crianças forem crescendo delegue tarefas domésticas, por exemplo, levar o reciclado ou levantar a mesa. Adeque as tarefas à idade da criança para que esta possa ser bem sucedida na tarefa e para que possa sentir-se responsável e capaz.

Apagar a luz ao sair de uma divisão, bater à porta antes de entrar, colocar as toalhas após uso no toalheiro ou repor o rolo do papel higiénico são hábitos que pode ensinar aos seus filhos desde muito cedo.

Boas maneiras aprendem-se pelo exemplo e de forma divertida

Ensinar boas maneiras na família não tem de ser uma batalha, as crianças compreendem o que lhes é pedido e aprendem muito através do exemplo, aprendendo o que vivem.

Pode tornar esta aprendizagem divertida, crie uma música ou lengalenga para as boas maneiras que quer que o seu filho aprenda em determinado momento. Para apontar e valorizar a aprendizagem do seu filho crie uma tabela com símbolos facilmente reconhecíveis e recompensas em cada etapa, para servir de motivação.