10 Frases de Maria Montessori

 

10 Frases de Maria Montessori, educadora e pedagoga bastante conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que ainda hoje é utilizado em diversas escolas públicas e privadas- o Método Montessori.

1. Quando uma criança se sente confiante, ela deixa de buscar a aprovação dos adultos a cada passo.

2. A primeira tarefa da educação é agitar a vida, mas deixá-la livre para se desenvolver.

3. Nunca ajude uma criança numa tarefa em que ela se sente capaz de fazer.

4. A verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação.

5. A primeira ideia que uma criança precisa ter é a da diferença entre bem e o mal. E a principal função do educador é cuidar para que ela não confunda o bem com a passividade e o mal com a atividade.

6. Os caprichos e desobediências da criança não são outra coisa senão aspectos de um conflito vital entre o impulso criador e o amor para com o adulto que não a compreende.

7. A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir.

8. A curiosidade é um impulso para aprender.

9. As crianças revelaram que disciplina é resultado somente de um desenvolvimento completo, do funcionamento mental auxiliado pela atividade manual.

10. Nenhuma descrição, nenhuma imagem de nenhum livro podem substituir a vista real das árvores em um bosque com toda a vida que acontece em volta delas.