Parentalidade

TikTok: é seguro para as crianças?

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Tikok é um aplicativo que tem dado que falar e tem trazido alguma preocupação aos pais. Saiba o que é o TikTok, quais os principais perigos para as crianças e como pode proteger os seus filhos!


O que é o TikTok?

É uma aplicação onde se pode criar vídeos curtos de música, de dança ou de imitação de falas, com mais de 500 milhões de utilizadores. Permite partilhar os vídeos de 15 até 60 segundos com amigos, familiares ou o mundo inteiro. É muito popular porque combina humor, música e entretenimento numa única aplicação e encaixa no mundo atual, produzindo conteúdo de consumo rápido.

Visualmente parecido com Instagram, disponibiliza filtros, várias opções de edição de vídeo, assim como música ou inserção de qualquer outro áudio. Oferece todas as possibilidades das redes sociais, como enviar mensagens privadas e seguir os utilizadores, comentar, gostar e partilhar publicações.

Quais os perigos do TikTok?

Embora o TikTok tenha sido  pensado para utilizadores com mais de 12 anos (e os participantes com menos de 18 anos devem submeter autorização parental), a realidade é que é possível modificar a idade nas definições da app, basta introduzir uma idade permitida para aceder à aplicação, sem encontrar quaisquer obstáculos. Por isso, esta aplicação tem levantado muitas questões de segurança, principalmente por parte dos pais e profissionais de educação.

Mas, quais podem ser os perigos? Ser contactado por estranhos com más intenções ou sofrer abuso de colegas são alguns riscos que o seu filho pode correr por utilizar o TikTok. Listamos os principais perigos desta aplicação:

Contato com Estranhos
O TikTok é uma rede social pública que expõe os conteúdos a todos os utilizadores da aplicação. Ou seja,  pessoas que não conhece podem entrar em contacto com o seu filho, sem qualquer espécie de filtro.

Conteúdo Impróprio
Mesmo com as definições em modo privado, todo o conteúdo é publicado no feed público, por isso o seu filho pode ficar exposto a conteúdo desadequado, violento ou até mesmo sexual.

Desafios
Na aplicação são lançados desafios com regularidade. Estes podem ser acrobacias perigosas a nível físico, ter um cariz sexual ou suscitar comportamentos racistas, para além de fomentar pressão e ansiedade no seu filho.

Como proteger o seu filho no TikTok?

É essencial que conheça e compreenda as tecnologias que os seus filhos estão a usar. A informação que recolher é fundamental para proteger o seu filho, através de determinadas medidas de segurança. Deixamos algumas dicas úteis:

Definições de Privacidade
Certifique-se que as definições de privacidade do TikTok estão no modo “privado”, assim garante que só as pessoas conhecidas conseguem contactar o seu filho e visualizam os seus vídeos. Pode também desligar a localização da app. Verifique regularmente as políticas de privacidade, muitas vezes são mudadas sem aviso prévio. Faça o mesmo para as contas do facebook e do Instagram dos seus filhos.

Escolha das Pessoas
Ensine o seu filho a aceitar pedidos de amizade apenas de pessoas que conhece. Esteja atento e deixe de ser amigo ou bloqueie os que não conhece ou que se sente desconfortável ter como amigos. Certifique-se que apenas o seu filho apenas está a seguir pessoas adequadas à sua faixa etária. Faça isto em parceria com o seu filho, para que ele perceba a importância desta atitude.

Conteúdo Seguro
Esteja atento à partilha que o seu filho faz de detalhes da vida, como nome, localização, locais onde vai estar, etc. E preste particular atenção à utilização de hashtags. Esta é uma forma de procura que pode ser utilizada por pedófilos, por exemplo.

Crie uma Conta 
Umas das melhores formas de proteger o seu filho é visualizar o que se passa na própria aplicação TikTok. Por isso crie uma conta e vá visitando para ter uma boa noção do que se está a passar.

Lembre-se que a melhor forma de proteção é manter o canal da comunicação aberto, respeitando a individualidade e personalidade dos seus filhos.

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!