Gestão do tempo é algo essencial para qualquer aluno com ou sem dificuldades de aprendizagem. É muito importante aprender a gerir o tempo da melhor forma e conseguir assim os melhores resultados escolares e mais tarde profissionais (e mesmo pessoais!)
Existem alguns princípios básicos que poderão ajudar a gerir o tempo do estudo e da aprendizagem:
- Identifique a melhor altura do dia para estudar. Cada pessoa tem altos e baixos em termos de atenção e concentração. É necessário descobrir se é uma “pessoa madrugadora” ou “pessoa nocturna” e use essa informação para descobrir quando estuda melhor. Faça as tarefas mais difíceis nas melhores alturas e reserve o resto do tempo para o que implica menos esforço.
- Estude matérias mais difíceis primeiro. Se reservar o que tem mais dificuldade quando a mente está mais fresca permite processar a informação mais rapidamente, poupando tempo.
- Distribua o tempo de estudo em pequenos blocos com pequenos intervalos. Isto evita que fique cansado e perca tempo. É uma técnica eficaz porque, apesar do intervalo, o cérebro continua a processar a informação.
- Assegure-se que local onde estuda é adequado, sem distrações que o possam fazer perder tempo. Quando está a estudar num local barulhento apenas faça tarefas que não impliquem grande concentração.
- Encaixe no seu horário tempo para divertimento e relaxamento. Estudar não é tudo, tem de encontrar um equilíbrio entre vida pessoal e social e o estudo.
- Assegure-se que dorme as horas suficientes e se alimenta convenientemente. Muitas vezes os estudantes sacrificam horas de sono para estudar e fazer trabalhos, mas isso na realidade torna o estudo menos eficaz.
- Combine actividades. Por exemplo, se tem de viajar de comboio durante 30 minutos para a escola ou faculdade, aproveite para ler os apontamentos de biologia.