Parentalidade

Como Ensinar o verdadeiro significado do Natal aos seus Filhos

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

O Natal é uma época fantástica, cheia de alegria, cor e brilho! Mas com tantas decorações, prendas e correria, às vezes o verdadeiro significado do Natal fica esquecido. Saiba o que pode fazer para ensinar aos seus filhos o sentido único e especial do Natal!



Qual é o verdadeiro significado do Natal?

O Natal é a data escolhida para celebrar o nascimento de Jesus, que viria a ser o salvador da humanidade. É uma excelente época para estar em família, partilhar momentos de alegria e contentamento, mas também para celebrar esta data importante com gratidão.

Embora seja a celebração do nascimento de Jesus, algumas tradições foram sendo incorporadas ao longo do tempo que promovem o tempo em família. Por exemplo, a troca de presentes, as refeições em família e a árvore de natal enfeitada.

Como Ensinar a História de Natal aos seus Filhos?

Preparar o Natal ou realizar determinadas atividades em família são excelentes oportunidades para conversar sobre o verdadeiro significado do Natal. Por isso deixamos algumas ideias de como pode ensinar a verdadeira história de natal aos mais pequenos:

Calendário do Advento
Prepare um calendário do advento com os seus filhos. Inspire-se nas ideias de calendários de natal para fazer com as crianças.

Presépio de Natal
Ao montar o presépio com os seus filhos, converse sobre o nascimento de Jesus. Faça desta atividade um momento criativo, fazendo um presépio personalizado com os seus filhos. Veja as nossas ideias de presépios para fazer com as crianças.

Músicas de Natal
Cantar é uma fonte de alegria para toda a família, a maioria das letras natalícias é bem clara sobre o verdadeiro significado do Natal. Confira as músicas de Natal para cantar com as crianças.

Vídeos de Natal
Assistir a vídeos de Natal, sobre nascimento de Jesus e histórias relacionadas são umas formas de mostrar às crianças sobre o significado do Natal. Deixamos este exemplo:

Atividades em Família
Fazer voluntariado, organizar brinquedos usados e em condições para dar, visitar familiares, jogar em família ou simplesmente decorar a casa em preparação para o Natal, são algumas das atividades que poderá realizar para celebrar. Bom Natal!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!