Dislexia Livros Infantis

Dislexia: 5 livros para crianças que falam sobre esta dificuldade de aprendizagem

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Às vezes, é difícil explicar a uma criança com dislexia as características e comportamentos típicos desta dificuldade de aprendizagem. Naturalmente, que sabe e sente, em primeira mão, as dificuldades e os desafios de ser disléxica, mas, ao ler livros pensados nesta dificuldade de aprendizagem, encontra motivação e mecanismos de superação, essenciais para crescer de forma saudável e equilibrada.


Listamos alguns livros, lúdicos e coloridos, escritos numa linguagem infantil, para fazer as delícias da criança com dislexia!

1. João, preste atenção!

João estava muito feliz. Ele havia passado de ano. E com notas boas! Com nove anos completos, João tem dificuldades de aprendizado. Foi só no meio do ano que uma psicóloga, amiga de sua mãe, começou a ajudá-lo. Ela conseguiu fazer com que todos compreendessem melhor as dificuldades de João. O distúrbio que João apresenta, a dislexia, não impede que ele tenha uma vida escolar normal, apenas requer atenção especial, amizade e apoio dos pais e professores.

É um livro sobre os sentimentos de um menino chamado João que descobriu que tinha dislexia. É um bom livro para usar com as crianças, para lhes explicar que o seu sentir é “normal”. É possível aceder gratuitamente ao livro através do site da ABD (Associação Brasileira de Dislexia).

2. Tenho Dislexia!

Este livro descreve a história de uma menina que, depois de descobrir que a dislexia é a razão das suas dificuldades, percebe que precisa de ajuda e que deve esforçar-se mais do que os outros meninos para aprender a ler e a escrever. Ao longo do seu percurso de alfabetização, descobre um talento que desconhecia ter.

Ferramenta útil para usar com a criança, antes que ela comece a sentir-se frustrada e desanimada e perca a vontade de ir à escola – aconselhada a leitura para crianças entre os 8 e os 9 anos.

3. Paulo e a difícil tarefa de aprender a ler

Este livro – que conta a experiência de Paulo quando está a aprender a ler – tem o objetivo de auxiliar crianças, adolescentes e seus familiares a compreender melhor a dislexia e os sentimentos que envolvem os que sofrem com ela e que não sabem o que fazer perante esta dificuldade de aprendizagem.

A criança com dislexia tem potencial e capacidade para crescer e se destacar na sociedade, desde que receba acompanhamento adequado.

4. Osmar, o cãozinho que trocava as letras

Trabalhando as diferenças e a inclusão social, este livro, que conta a história de Osmar – um cãozinho que troca as letras – fala de forma descontraída sobre a dislexia e sobre o bullying. Em linguagem infantil, tem o intuito de servir como alerta e orientação aos pequenos para a solução de problemas semelhantes.

5. O Gigante Egoísta e Menino com Dislexia

Trata-se de um conto que transporta o gigante Egoísta para os tempos modernos, focando-se nas dificuldades de aprendizagem da leitura e na sensibilidade do gigante para lidar com elas. O encontro com o pequeno João remete-o para uma reflexão sobre o seu passado de mau aluno e para as consequências disso.

Proporciona-lhe a descoberta do amor ao próximo e do seu lugar no mundo. A sua fortuna é posta ao serviço do tratamento das dificuldades de leitura e, dessa dádiva, emerge o equilíbrio, o reconhecimento e a verdadeira felicidade.

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!