Parentalidade

Dicas para ensinar palavras mágicas

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Estas dicas para ensinar palavras mágicas são ideias divertidas que pode ensinar aos seus filhos ou alunos em diferentes contextos do dia-a-dia. Estas dicas ajudam a  criança a aprender palavras de boa educação – palavras mágicas – de forma lúdica, ao mesmo tempo que compreende o seu significado.



Palavras Mágicas no Dia-a-dia

Use as situações do dia para ensinar à criança o correto uso de cada palavra. Por exemplo, de manhã ao deixar a criança no infantário diga “bom dia” e  “boa tarde” quando for buscar o pão à padaria. Quando for ao supermercado diga “obrigado” e peça à criança para o repetir. Se acidentalmente chocar com a criança peça “desculpe” e incentive a criança a fazer o mesmo cada vez que magoa ou vai de encontro a alguém.

Palavras Mágicas em Casa

Nunca é demais repetir que é importante utilizar as palavras mágicas no quotidiano, especialmente em casa. Agradeça ao seu filho quando lhe entregar um objeto e ao pedir algo não se esqueça de dizer “por favor”. Se a criança escutar estas palavras em casa vai reproduzi-las de forma natural nesse e noutros contextos.

Desde bebé utilize estas palavras na conversa com o criança e os outros membros da família. Ao crescer estas farão parte do seu vocabulário e terá a capacidade de as usar fluentemente e compreendendo o seu verdadeiro significado.

Palavras Mágicas na Escola

Ser bem educado na sala de aula e utilizar a linguagem correta não é apenas um privilégio, mas um dever, pois este é um dos locais primordiais a nível educacional. Tratar cordialmente os professores, alunos e outros trabalhadores da escola é colocar em prática as palavras mágicas aprendidas no contexto familiar.

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Criativa e apaixonada por implementar novas ideias!