Saúde Infantil

Cuidados que deve ter com o bebê no verão

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

O verão é a época do ano mais esperada pelas crianças, porque podem brincar ao ar livre, ir à praia, piscina ou cachoeira, para se refrescarem do calor.


Mas quando o calor aumenta é aconselhado vestir o bebê de forma adequada com roupas leves e garantir a sua boa hidratação. Para isso deve-se oferecer água, chá e suco de frutas ao longo do dia, em pequenas quantidades, mas de forma regular.

Saiba mais cuidados para evitar o aumento da temperatura corporal e evitar a desidratação:

Cuidados ao vestir

As roupas devem ser leves, de tecido de algodão e não muito grudadas no corpo. Assim a ventilação fica mais fácil e a transpiração seca mais rápido. Evite roupas escuras que tendem a reter o calor. Meias e sapatos podem ser dispensados, prefira chinelos ou sandálias.

Cuidados com a hidratação

Os bebês e as crianças ficam desidratadas muito facilmente e por isso deve-se dar frequentemente água, água saborizada, água de côco, chá frio ou suco de fruta natural ao longo do dia, só evite junto às refeições para não atrapalhar a digestão.

Cuidados com o sol

Para proteger o bebê do sol é importante colocar um chapéu, prefira os que são feitos de tecido leve ou palha que permitem a passagem do ar, sem esquentar a cabeça. No entanto, prefira não deixar o bebê mais de meia hora exposto diretamente ao sol. Se estiver com ele na praia ou na piscina, lembre-se de molhar sua cabeça várias vezes para que não fique muito quente.

Cuidados com a alimentação

Em relação aos alimentos deve preferir dar os de mais fácil digestão. Frutas, legumes cozidos ou assados e carnes magras, como peixe, coelho e frango são boas opções. Evite refeições com muito molho porque tendem a ser mais gordurosas e ‘quentes’. Gelatina, picolé ou sacolé de fruta preparado em casa podem ser bons para refrescar nos dias mais quentes.

Cuidados com a pele do bebê

Sempre que o bebê tiver uma tonalidade de pele muito clarinha e for preciso se expor ao sol deve aplicar uma camada de protetor solar nas áreas expostas e preferir vestir uma camiseta branca, que reflete a luz do sol e não esquenta. No calor é comum surgir a famosa brotoeja, para combater você pode espalhar um pouco de maizena nas áreas onde habitualmente a brotoeja aparece, como no pescoço e dobrinhas dos braços e pernas. Assaduras também são mais frequentes nessa época, por isso troque a fralda com mais frequência, e se preciso use uma pomada com óxido de zinco.

Cuidados na água

Se for levar o bebê para praia, piscina ou cachoeira, lembre-se de roupa adequada, levar pequenos lanches contendo leite e iogurte e frutas. Esteja sempre atento se o bebê não precisa de ajuda. Colocar bóias de braço é indicado, mas mesmo assim não deve permanecer sozinho nem por um instante.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!