Parentalidade

Como ensinar a engatinhar

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Ensinar a engatinhar é uma tarefa simples e pode ser divertida para si e para o seu bebé! Geralmente, entre os 8 e os 12 meses o bebé está pronto para ser estimulado a este nível. Experimente as dicas de como ensinar a engatinhar.



Dicas para Engatinhar

Uma forma divertida de ensinar o seu filho é engatinhar com ele! Para além de permitir ver os perigos a que o seu bebé está exposto em primeira mão, serve de momento de brincadeira.

Para incentivar o bebé a engatinhar coloque-o no chão de barriga para baixo e disponha um objecto do seu agrado relativamente perto. Apoie a planta dos pés para possa fazer força e assim mover-se.

Engatinhar permite que o bebé se torne mais autónomo, mas implica cuidados extra para os pais. É importante forrar esquinas, bloquear gavetas, retirar plantas, tapar fichas, bloquear portas, etc para evitar que o bebé se magoe.

O chão deve estar limpo e qualquer objecto pequeno deve estar fora do alcance, isto porque o bebé leva tudo à boca.

Os sapatos ou peças de roupa podem atrapalhar o engatinhar, por isso é melhor que o bebé esteja descalço ou de meias e com roupa leve e folgada para não prender os movimentos.

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Criativa e apaixonada por implementar novas ideias!