Parentalidade Saúde Infantil

Quando a criança começa a falar

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

O bebê começa a emitir sons desde cedo, por volta dos 2 meses de idade. Quando a criança completa 1 aninho ela já pode tentar algumas palavras. É normal ela começar a emitir uma sílaba para água ou para mamãe, fazendo a alegria dos pais.


A partir daí, com o devido estímulo, a criança já pode começar a expressar o que deseja, sendo mais facilmente compreendida, embora ainda não seja possível emitir uma palavra completa, que seja bem clara para qualquer desconhecido entender.

Aos 2 anos de idade é esperado que a criança já possa juntar 2 palavras, como: quero água (ou algo parecido com isso). Obviamente nem todas as crianças vão conseguir uma pronúncia correta nessa fase, mas a entonação das palavras vai se tornando cada vez mais parecida com o que se deseja.

No entanto, muitas crianças com 15 – 18 meses ainda não emitem muitas palavras e isso pode ser normal, porque também deve-se levar em consideração a personalidade da criança. Nem todas as crianças são tagarelas e existem aquelas que são mais tímidas ou observadoras.

Como ajudar o bebê a falar

Os pais e cuidadores podem fazer pequenos exercícios com a criança no seu dia-a-dia, como por exemplo:

  1. Brincar com a criança e dizer o nome dos objetos;
  2. Esperar que a criança pronuncie alguma coisa, quando ela quer um objeto ou brinquedo ao invés de dar logo, se ela somente balbuciar ou apontar o dedo;
  3. Conversar com a criança ao longo do dia, cantar músicas para ela, frente à frente, ler um livro para ela;
  4. Dar comida para a criança mastigar, para fortalecer os músculos da boca e da face. (chiclete sem açúcar também pode, desde que a criança já tenha mais de 3 anos e entenda que não deve engolir)

Domar a ansiedade é a melhor estratégia para curtir cada fase com a criança. Lembre-se que cada criança tem seu próprio tempo e o desenvolvimento é progressivo e não acontece de uma hora para outra.

Você pode aproveitar esse período para filmar o bebê ‘falando’ ou ‘cantando’ à sua maneira, certamente será uma recordação que os pais vão gostar de ter acesso quando a criança já for maior.

Quando a criança tem atraso na fala?

Os pais devem buscar ajuda de um fonoaudiólogo quando aos 3 anos de idade, a criança ainda não consegue formar frases com mais de 3 palavras. As sessões de fonoaudiologia podem ser de grande ajuda e devem ser realizadas semanalmente por um período que pode variar de 1 à 2 anos, dependendo do desenvolvimento infantil.

Também é importante saber se a criança ouve bem, já que aprender a falar está relacionado com o que ouvimos. O pediatra poderá ajudar a identificar se o bebê tem alguma perda auditiva e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!