Bebés Pais & Filhos Saúde Infantil

4 formas de aliviar cólicas no bebê

Escrito por Marcelle da Costa

As cólicas são a maior causa de choro no bebê recém nascido e tira o sono dos pais, principalmente nos primeiros 3 meses de vida da criança. Veja o que pode fazer para acabar com as cólicas e com o xororô, e finalmente toda família conseguir dormir em paz.


Quando começam as cólicas?

As cólicas normalmente começam após os primeiros 10 dias de vida do bebê e duram aproximadamente 3 meses, reduzindo gradualmente.

Por que acontecem as cólicas?

As cólicas são o resultado da formação e do acúmulo de gases no intestino do bebê. Isso se deve ao fato de uma imaturidade do seu sistema digestório, que ainda está se habituando a digerir o leite, levando os nutrientes ao sangue. À medida que o bebê vai crescendo, seu corpo vai se desenvolvendo e as cólicas diminuem pouco a pouco.

O que fazer para aliviar?

1.O primeiro passo é oferecer apenas leite materno, nenhum outro alimento ou bebida está autorizada antes dos 6 meses de vida da criança. Caso a mãe não possa amamentar, deve-se dar o leite em pó próprio para bebê. O leite materno é o alimento mais completo e de mais fácil digestão para o bebê, ele provoca menos gases que os outros, por isso o bebê sente menos dor, e consequentemente, chora menos.

2. Faça uma massagem na barriguinha do bebê. Faça círculos em volta do umbigo, no sentido dos ponteiros do relógio por alguns minutos. O contato pele a pele e a circulação sanguínea estimulada desta forma, ajudam a eliminar os gases.

3. Se o bebê estiver com prisão de ventre e com a barriga dura é sinal de que o intestino está cheio, sobrecarregado, e por isso o bebê chora muito e fica muito inquieto. É preciso fazer com que o bebê elimine as fezes o quanto antes. Nesse caso, o uso de um laxante próprio para bebê pode ser a melhor solução. Este deve ser introduzido no ânus do bebê e ao fim de uns poucos minutos, o bebê vai evacuar, deixando a barriguinha mais maleável.

4. Mexa as pernas do bebê na direção da sua barriguinha. Dobre os joelhos dele e empurre as coxas em direção ao abdômem, segurando por alguns minutos. Essa posição é ótima para eliminação de gases presos, trazendo alívio imediato ao bebê.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!