O teste de gravidez de farmácia pode ser feito logo no primeiro dia de atraso da menstruação (o ideal entre 2 a 5 dias de atraso) e apresenta resultado imediato, no formato positivo ou negativo.
Como deteta a presença de HCG na urina, o resultado pode ser um falso negativo, devido aos valores baixos dessa hormona. Se o primeiro teste for negativo, a menstruação continuar em atraso e sejam notórios outros sintomas de gravidez, é possível fazer um novo teste dentro de uma semana, altura em que a hormona beta HCG já se encontrará no organismo em maiores quantidades.
Dizem que é a barriga crescendo, mas tenho certeza que é o meu coração!
Como fazer o Teste de Gravidez de Farmácia?
O ideal é que faça o teste com a primeira urina da manhã, pois é o momento do dia com maior concentração da hormona HCG. Siga os seguintes passos:
- Adquira um teste de gravidez;
- Destape e urine diretamente para a ponta absorvente ou para um recipiente limpo onde vai mergulhar a ponta absorvente;
- Feche a tampa, coloque o teste na horizontal e aguarde entre 1 a 5 minutos (após esse tempo o teste torna-se inválido);
- Interprete os resultados: positivo (duas tiras) ou negativo (uma tira).
Se o teste der negativo ainda pode estar grávida. Como já mencionamos, é possível que ainda não exista quantidade suficiente de HCG na urina para ser detetada pelo teste. Estes níveis aumentam com o tempo, por isso, se a menstruação não aparecer, tente novamente.
Para confirmar com mais certeza uma gravidez é importante que realize um exame de sangue. Para isso vá a um laboratório de análises e faça uma colheita do seu sangue. O exame pode identificar se está grávida ou não (negativo ou positivo como no teste de farmácia) e qual a concentração de HCG no sangue (o que permite saber de quantas semanas aproximadamente).
Se o resultado for positivo consulte a sua ginecologista e comece a preparar o pré-natal!
Aproveite cada minuto da sua gravidez, e prepare o seu coração para sentir o que jamais sentiu na vida.
Os Medicamentos podem Interferir no Teste de Gravidez?
Sim. Alguns tipos de medicação podem interferir com os resultados do teste de gravidez, salientamos os seguintes:
- Diuréticos;
- Prometazina, usada para tratar alergias
- Tranquilizantes, sedativos e medicação para ansiedade;
- Anticonvulsionantes e antiepilépticos;
- Medicamentos usados para tratar Parkinson;
- Medicamentos para tratar infertiidade.
Por sua vez, analgésicos, antibióticos ou anticoncepcionais não interferem com o resultado. Em caso de dúvida consulte o seu ginecologista ou profissional de saúde.