Escola Parentalidade

Quando é hora de colocar o seu filho no reforço escolar?

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Como saber se está na hora de  colocar o seu filho no reforço escolar? Nem sempre é fácil, mesmo apoiando e participando da vida escolar do seu filho, perceber quais as dificuldades que este pode sentir e como dar resposta a isso. Saiba como identificar se o seu filho precisa de reforço escolar, quais as principais vantagens desse tipo de apoio e onde pode encontrar um professor/explicador para ajudar!


O que é o Reforço Escolar?

É uma forma de ajudar a criança a perceber melhor a matéria ensinada na escola, dando ênfase à compreensão do conteúdo e não apenas à memorização. A ideia é que a criança compreenda a matéria dada na escola de forma prática e que saiba aplicar esse conhecimento no quotidiano.

Quando a criança precisa de Reforço Escolar?

Basicamente se o seu filho está a ter algum tipo de dificuldade na aprendizagem de uma disciplina ou matéria, deverá considerar apoio escolar. Comunicar regularmente com o professor do seu filho é a melhor forma de saber se vai necessitar de recorrer a reforço escolar. Por exemplo, ele pode identificar algumas áreas da matéria que a criança ainda não domina, sendo necessário ter apoio escolar extra.

Quais as Vantagens do Reforço Escolar?

Existem diversas vantagens do apoio escolar extra, listamos algumas:

O reforço escolar respeita o ritmo do seu filho
Cada criança aprende de forma particular e ao seu próprio ritmo, por isso, explicações particulares são ideais para colmatar alguma dificuldade de forma personalizada.

O reforço escolar explica de outra forma
O explicador ou professor extra pode utilizar outra linguagem ou exemplos diferentes para ensinar uma determinada matéria.

O reforço escolar foca em problemas específicos
Ao contrário da sala de aula, cheia de alunos, no apoio escolar é possível focar nas dificuldades que a criança sente em particular e dedicar tempo para que aprenda.

O reforço escolar desenvolve a auto confiança
Como conseguem aprender, as crianças desenvolvem maior autoconfiança. Sentem-se mais preparadas para os testes e trabalhos, os que as faz sentir mais aptas para superar novos desafios.

Onde encontrar Reforço Escolar?

A opção mais regular é encontrar um professor que faça reforço escolar na sua zona. Peça referências a outros pais que conheça para ajudar na decisão. Se possível veja a interação do professor com o seu filho.

Se, neste momento, não tiver condições para pagar a um professor particular, pode optar recorrer à internet. É possível encontrar diversos sites que disponibilizam material por matéria e ano, que podem ajudar a melhorar a aprendizagem do seu filho.

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!