Jogos Educativos Atividades

10 Jogos de Animais para fazer com os mais novos!

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Brincar deve ser uma das “tarefas” mais importantes das crianças. Sim, queremos que aprendam muitas coisas, mas a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento emocional, físico, social dos mais novos. E até ajuda na aprendizagem! Por isso, são só vantagens.


Listamos um conjunto de jogos em que os animais são os protagonistas e que prometem muitas horas de pura brincadeira e alegria! Preparados?

1. Jogo do Gato e do Rato

O jogo do Gato e do Rato desenvolve a motricidade e a capacidade auditiva e espacial dos mais novos. É uma atividade infantil divertida, ideal para atividades de grupo em espaços amplos no interior. Experimente o jogo do gato e do rato!

2. Jogo do Leão

Se quer trabalhar o desenvolvimento motor e estimular a concentração, este jogo infantil vai ser muito útil. O jogo educativo do leão trabalha os reflexos, a motricidade e a atenção de forma divertida, promovendo a interação e coesão do grupo. Saiba mais sobre o jogo do leão.

3. Jogo da Cobrinha

Excelente quebra-gelo para fazer com as crianças, o jogo da cobrinha possibilita que todos participem, quebrando as barreiras iniciais, o que o torna uma boa opção para o início do ano escolar ou para uma festa de aniversário. Saiba como preparar o jogo da cobrinha!

4. Jogo do Urso

O jogo do urso é uma atividade que permite que a criança tome consciência dos seus movimentos e do que implica “estar quieto”. Também pode ser utilizado como dinâmica em expressão corporal ou expressão dramática. Junte os instrumentos musicais e experimente o jogo do urso!

5. Jogo do Galo

Jogo tradicional muito conhecido, apenas precisa de papel e caneta ou de uns riscos na areia da praia e algumas pedras. Na tabela de jogo, cada um põe o seu símbolo (cruz ou bola) à vez até um dos participantes conseguir fazer 3 em linha. Ganha o jogador que conseguir ter 3 símbolos seus em linha, na horizontal, na vertical ou na diagonal. Saiba mais sobre o jogo do galo!

6. Jogo do Macaquinho Chinês

Jogo bem tradicional que tem de ser jogado por 3 crianças, no mínimo. É excelente como aquecimento em termos de expressão corporal e permite trabalhar a concentração e o conceito de respeitar as regras e da importância de as cumprir. Saiba mais sobre o jogo do macaquinho chinês.

7. Jogo dos Coelhinhos

Pensado nos mais pequenos, entre os 3 e os 4 anos de idade, o jogo dos coelhinhos trabalha a musicalidade, a atenção e a motricidade global. Experimente o jogo dos coelhinhos!

8. Jogo da Macaca

Jogo tradicional infantil que trabalha a motricidade e o equilíbrio de forma divertida e em grupo. Pode ser jogado com apenas duas crianças, tanto ao ar livre como dentro de portas. Relembre como utilizar o jogo da macaca.

9. Jogo dos Peixes

Jogo educativo infantil que permite trabalhar a agilidade, motricidade e competitividade saudável. É super simples e divertido para fazer com as crianças num espaço fechado ou mesmo no exterior, quando está bom tempo! Confira como jogar e quais os principais benefícios do jogo dos peixes e dos pescadores.

10. Jogo da Serpente

Jogo da serpente e das escadas é um brincadeira tradicional muito divertida para fazer em família ou quando os amigos vão lá a casa. Para além do divertimento, trabalha a noção de competitividade saudável e aperfeiçoa as capacidades visual e espacial. Conheça as regras do jogo da serpente e das escadas!

Jogos Educativos Infantis

Os jogos infantis educativos são atividades excelentes para promover o desenvolvimento integral da criança. Possibilitam trabalhar a criatividade, a imaginação, a concentração e capacidade de atenção. Também são excelentes para desenvolver a motricidade e o raciocínio, assim como promovem o desenvolvimento social. Tudo isto de forma lúdica e divertida.

Experimente os jogos educativos do educamais com as suas crianças! Temos a certeza que os mais novos vão gostar!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!