Jogos Educativos

Jogo dos Pontinhos

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

O jogo dos pontinhos é super simples, divertido e tem cativado as crianças ao longo dos tempos. Para jogar apenas é preciso folha e papel, pode ser feito numa folha branca ou usar o modelo educamais já prontinho! Depois é só começar a jogar!


Idade: a partir dos 4 anos.
Material: jogo dos pontinhos para imprimir (ou folha para desenhar pontinhos), lápis ou canetas coloridos (uma cor diferente para cada jogador).

Jogo muito divertido, educativo e simples no conceito e na execução!

Regras do Jogo dos Pontinhos

O propósito final deste jogo é o de completar o maior número de quadrados. As regras são gerais para todas as idades, mas o grau de dificuldade varia com o tamanho e a quantidade de quadrados possíveis, o que também influencia diretamente no tempo do jogo e na quantidade de jogadores:

  1. Cada criança escolhe a cor que vai utilizar;
  2. O jogo com o primeiro jogador a ligar dois pontos vizinhos (apenas é permitido ligar no sentido vertical ou no sentido horizontal);
  3. Depois, o outro jogador escolhe outros dois pontos vizinhos para ligar e repete-se o processo;
  4. Quando um dos jogadores faz um traço que fecha um grupo de quatro pontos (formando um quadrado), coloca a sua inicial no interior (ou desenho/marca no caso dos mais pequenos);
  5. A criança que fizer um quadrado pode jogar de novo;
  6. Ao ligar os pontos é preciso prestar atenção para deixar quadrados em que só falta um lado e assim o outro jogador pode fechar e ganhar o quadrado para si!
  7. O jogo termina quando não existirem mais possibilidades de ligação de pontos;
  8. O vencedor é o participante que tiver fechado mais quadrados.

Crianças entre os 3 e os 5 anos: deve ser utilizado o padrão do jogo dos pontinhos mais básico, que permite fazer quadrados maiores e possibilita um tempo de jogo mais curto.

Crianças entre os 6 e os 8 anos: aqui já pode começar a dificultar o jogo, apresentando uma malha de pontinhos mais complexa e que implica jogar durante mais tempo.

Crianças com mais de 8 anos: nestas idades deve utilizar a folha do jogo completamente preenchida com pontinhos bem pequenos. Para os mais velhos e para os que gostam mesmo de jogar este jogo!

O jogo dos Pontinhos é ideal para desenvolver a motricidade!

Benefícios do Jogo dos Pontinhos

Este jogo tradicional infantil, para além de ser muito divertido, trabalha algumas competências:

  • Desenvolvimento da motricidade fina;
  • Aperfeiçoamento da perceção espacial e visual;
  • Exercita a atenção e a concentração;
  • Bem estar psicológico geral.

O jogo dos Pontinhos desenvolve a motricidade fina de forma divertida!

Jogos Educativos Infantis

Os jogos infantis educativos são atividades excelentes para promover o desenvolvimento integral da criança. Permitem trabalhar a criatividade, a imaginação, a concentração e capacidade de atenção. Também são excelentes para desenvolver a motricidade e o raciocínio, assim como promover o desenvolvimento social. Tudo isto de forma lúdica e divertida.

Experimente os jogos educativos do educamais com as suas crianças! Temos a certeza que os mais novos vão gostar!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!