Durante a gravidez a mulher deve realizar uma série de exames solicitados pelo médico obstetra, de acordo com cada fase da gestação. Estes servem para avaliar a saúde da mãe e do bebê, para que tudo possa correr como o planejado.
São recomendadas consultas regulares para o acompanhamento do desenvolvimento infantil e minimizar os riscos de parto pré-maturo, aumentando as chances de um bebê saudável, dentro dos possíveis. Normalmente é realizada 1 consulta por mês até o 8º mês e na fase final, 1 consulta por semana até o nascimento do bebê.
Nestas consultas o médico deve verificar a pressão sanguínea e o peso da mulher, mantendo seus dados sempre anotados e seu registro devidamente atualizado com informações relevantes sobre o seu estado de saúde e também do bebê em formação.
Exames do 1º Trimestre de Gestação
No primeiro trimestre de gestação (1- 12 semanas) são realizados uma maior quantidade de exames de diagnóstico para se verificar se a mãe possui alguma doença prévia que possa vir a prejudicar o desenvolvimento fetal, como hepatite, diabetes ou infecção urinária. Normalmente são solicitados os seguintes exames:
- Hemograma completo;
- Glicemia de jejum;
- Glicemia pós dextrosol;
- Coombs;
- VDRL;
- HIV;
- Sífilis;
- Sorologia para Hepatite B e C;
- Uréia;
- Creatinina;
- Urina (rotina);
- Urocultura;
- Ultrassom transvaginal.
Se estiverem presentes alterações nestes exames o médico irá recomendar o tratamento mais indicado, dando seguimento ao quadro. Através do ultrassom realizado nessa fase pode-se prever a data provável do parto.
Exames do 2º Trimestre de Gestação
Durante o 2º trimestre (13-27 semanas) o médico deverá verificar a pressão sanguínea, o peso da mulher e solicitar os seguintes exames:
- Hemograma completo;
- Glicemia de jejum;
- Urina (rotina);
- Urocultura;
- Ultrassonografia morfológica.
Neste exame de ultrassom poderá saber o sexo do bebê e os vasos sanguíneos, coração e tireoide estão se desenvolvendo.
Exames do 3º Trimestre de Gestação
Já no 3º trimestre (28-42 semanas) os exames mais importantes são os de urina e a ultrassonografia para verificar o desenvolvimento do bebê, seu peso e confirmar a data provável de nascimento e o tipo de parto que a mulher deve escolher, normal ou cesária.
- Urina (rotina)
- Urocultura;
- Ultrassonografia (pode ser em 3D).
Dependendo da idade da mãe ao engravidar e de outras doenças pré-existentes o médico obstetra poderá solicitar ainda outros exames que achar necessário para avaliar a saúde materna e infantil.