Para controlar os enjoos durante a gravidez a mulher pode tomar o remédio indicado pelo médico, próprio para este fim, como a vitamina B6 ou piridoxina. Outras formas mais naturais de lidar com estes enjoos são:
- Tomar pequenos goles de água gelada;
- Preferir os alimentos ácidos, como o limão puro;
- Comer pedacinhos de gengibre, usar gengibre como tempero para molhos e carnes, tomar chá de gengibre gelado;
- Dieta fracionada: comer pequenas quantidades de alimentos várias vezes ao dia;
- Não ficar com estômago vazio, comer 1 biscoito de água e sal e comer 1 maçã;
- Não comer alimentos com aromas muito intensos e preferir refeições frias.
Os enjoos típicos da gravidez surgem por volta das 9 semanas de gestação e podem permanecer até as 20 semanas. Nem sempre é necessário tomar medicamentos para o controle destes sintomas desagradáveis, mas esta é uma opção válida.
Algumas mulheres sofrem ainda mais com os enjoos na gravidez apresentando vómitos persistentes, caracterizando uma doença chamada Hiperêmese Gravídica. Nesse caso há ainda desidratação, distúrbios hidreletrolíticos e metabólicos e perda de peso igual ou superior a 5% do peso antes da gravidez.
Porque surgem os enjoos na Gravidez
Existem várias teorias que tentam explicar o surgimento de enjoos durante a gravidez. São elas:
1.Alterações hormonais
Uma das hipóteses está relacionada com o aumento de progesterona, gonadotrofina coriônica e estrogênio na corrente sanguínea, que reduzem o tónus da musculatura lisa e a atividade peristáltica de todo o trato gastrointestinal, favorecendo os enjoos.
2. Presença de H. Pylori
Estudos recentes apontam que 95% das mulheres grávidas que apresentam enjoos elevados possuem a bactéria Helicobacter Pylori no estômago, e acredita-se que haja alguma relação entre esta e os enjoos, mas ainda não se sabe exatamente porquê. As mulheres que possuem H. Pylori costumam apresentar sintomas mais fortes e prolongados de enjoo na gestação.
3. Fatores genéticos
A gestante que já teve outras gravidezes com bastante enjoo tem maiores chances de sofrer novamente com este mal. O mesmo acontece com as mulheres cujas mães ou irmãs também sentiram muito enjoo na gravidez, embora não se saiba exatamente qual o gene que está relacionado com esta alteração.
4. Fatores emocionais
Conflitos emocionais como gravidez indesejada ou não programada, brigas constantes com o pai da criança, medo de engordar, de perder o emprego desejado, a pobreza e a insegurança podem agravar o quadro de enjoos na gravidez. No entanto, somente o estado emocional também não é suficiente para definir a causa, assim como todas as outras.
Dessa forma, o mais aceite pelos médicos é uma junção de todos esses fatores.