Gravidez Parentalidade

Dor ciática na gravidez: como aliviar

Avatar
Escrito por Marcelle Pinheiro

Para aliviar a dor ciática na gravidez a gestante deve colocar uma bolsa de água quente nas costas e tentar descansar. Deitar de barriga para cima com as pernas fletidas (joelhos dobrados) ou deitar de lado (em posição fetal) também pode aliviar o desconforto.



O nervo ciático pode ser pressionado, e ficar aparentemente inflamado, causando intensa dor no fundo das costas que irradia para o bumbum ou para a perna, com sensação de queimação ou fisgada. Isso pode acontecer pela primeira vez durante a gravidez ou ser uma dor recorrente na mulher.

Crise de dor ciática: O que fazer para se sentir melhor

1.Medicamentos:

Quando a dor ciática na gravidez é muito intensa e a mulher mal consegue se mexer deve ir ao médico, porque pode ser preciso usar medicação, embora isso fique reservado para os casos mais graves, porque as gestantes não devem tomar medicamentos.

2. Massagens:

Uma massagem nas costas com um creme/gel contendo Diclofenaco também pode combater a dor e o desconforto, sem trazer malefícios para o bebê.

3: Fisioterapia:

Para evitar que a dor volte a aparecer é bom realizar um tratamento com fisioterapia, à base de exercícios, alongamentos, posturas e manipulações às costas. Também existe uma técnica que pode ajudar que consiste em colocar algumas fitas adesivas elásticas nas costas mas o fisioterapeuta poderá indicar os passos necessários para um tratamento efetivo contra dor ciática.

4. Pilates:

Se a mulher não estiver com dores os exercícios de Pilates, realizados no chão ou na bola, também podem ser indicados. O fisioterapeuta também poderá indicar quais os exercícios que a gestante poderá realizar durante as sessões e em casa, mas vale ressaltar que os exercícios de Pilates típicos da academia, com grandes aparelhos nem sempre são indicados, ficando reservados para as gestantes que já praticam esse tipo de atividade física desde antes de engravidar.

O que não fazer

  • A gestante não deve se autodiagnosticar mas deve procurar auxílio médico
  • Não tomar medicamentos sem orientação médica
  • Não deve ir à academia e fazer exercícios intensos enquanto estiver com dor moderada/grave
  • Não deve saltar, correr ou segurar muito peso (mochila, bolsa pesada, outra criança no colo)

É normal sentir dor ciática no 1º trimestre de gravidez?

Nem toda grávida apresenta dor ciática durante a gestação, no entanto as mulheres que já apresentavam quadros recorrentes de dor nas costas antes de engravidar tem maiores chances de sofrer com a dor ciática na gravidez logo desde o 1º trimestre.

Embora as maiores alterações posturais aconteçam quando a barriga começa a crescer, alterando o centro de gravidade do corpo, as alterações hormonais, o aumento da frouxidão dos ligamentos pode causar dor nas costas desde cedo.

O que o bebê sente

A mãe pode ficar tranquila porque o bebê não sente nenhuma dor física quando ela sente a dor ciática, mas se a mulher apresenta uma dor forte e frequente seus níveis de cortisol na corrente sanguínea podem ficar aumentandos e isso pode fazer o bebê ficar um pouco mais agitado que o normal.

Sobre o Autor

Avatar

Marcelle Pinheiro

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.