Dinâmica Política pretende estimular a auto-estima e auto-aceitação em indivíduos com idades superiores a 15 anos, pertencentes a grupos no máximo com 20 participantes.
O que precisa para Dinâmica Política
Alguns materiais para fazer publicidade oa partido escolhido.
Dinâmica Política
O animador convida os participantes a pensarem num partido político. Cada elemento do grupo vai atribuir um nome ao partido e imaginar que é o secretário-geral do mesmo e portanto elaborar o programa partidário.
Após mais ou menos 5 minutos de pausa, cada elemento fala sobre o seu partido, como se estivessem num parlamento. Cada um defende o seu programa, podendo contrapor com os outros programas políticos.
No final da dinâmica, o animador pede para que cada participante verbalize o que sentiu relativamente a fundar e defender um partido político, assim como qual dos partidos é que gostou mais, qual o que achou mais interessante ou divertido, etc.
Esta dinâmica deve ser aplicada num grupo com um nível elevado de coesão e respeito mútuo, pois implica alguma ansiedade, na medida em que cada elemento tem de apresentar as suas próprias ideias e defendê-las perante os restantes elementos.