Atividades Dinâmicas de Grupo

Dinâmica da Floresta

A dinâmica da floresta permite tomar consciência do próprio modo de ser e de estar em relação aos outros, assim como lidar com os próprios sentimentos de medo e de insegurança.



É importante que os participantes já se conheçam relativamente bem como grupo, que estejam relaxados, calmos e à vontade uns com os outros, para que se possam expressar de forma natural e em segurança nesta dinâmica de grupo.

Idade: idades superiores a 8 anos (no máximo 15 participantes).

Material: um espaço ao livre, um ginásio ou uma sala ampla. Os participantes deve vestir roupa cómoda como fato de treino e colocar de lado óculos, cintos ou outros objectos do estilo.

Como Orientar a Dinâmica da Floresta

  1. O animador pede aos participantes para caminharem livremente pelo espaço e que imaginem que estão numa floresta, com árvores, arbustos, abrigos, etc.
  2. Cada participante tem de escolher um animal representando-o de forma a que os restantes participantes o reconheçam (com gestos e sons).
  3. Quando todos os participantes tiverem escolhido o seu animal, cada um tem de representar o seu papel na floresta: o tigre corre atrás das corças, o esquilo esconde-se, as águias sobrevoam, etc, aproximadamente durante 10 minutos. Neste período o animador deverá observar atentamente a dinâmica do grupo: quem foge, quem ataca, quem não faz nada…
  4. O animador informa que a noite chegou à floresta e por isso todos os animais têm de recolher para os seus abrigos para descansar. Quando todos os participantes estiverem a relaxar, o animador passa por cada um dos participantes e simbolicamente coloca uma jaula.
  5. O animador anuncia o começo do dia e informa que durante a noite todos os animais foram encarcerados. Observar quem fica agitado, quem fica tranquilo, quem tenta quebrar as grades, etc.
  6. Após 5 minutos o animador liberta um participante que, por sua vez, deverá libertar os restantes.
  7. No final da dinâmica todos os participantes são convidados a conversar sobre a experiência.

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Empreendedora Social, formada em Educação Social pela Escola Superior de Educação do Porto desde 2002.
Formadora certificada, com experiência em educação de crianças e adultos, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.