A Dinâmica dos Elogios é excelente para trabalhar a conscientização de si próprio, promovendo a compreensão de si próprio, a aceitação de si mesmo e dos outros.
Esta dinâmica de grupo permite pretende que os participantes observem e tomem consciência dos aspectos positivos e negativos da própria personalidade e da personalidade dos outros.
Idade: todas as idades (grupo de 10 a 15 participantes).
Material: lápis, folhas de papel e uma sala ampla.
Como Orientar a Dinâmica dos Elogios
- O animador convida os participantes a sentarem-se em círculo e distribui por cada um uma folha de papel e um lápis. Cada membro do grupo tem um número atribuído e por isso em cada folha escreve-se uma sequência de números, no total de participantes.
- Os participantes, no espaço a seguir ao número representativo de cada membro, escrevem uma apreciação, por exemplo um adjectivo ou uma característica. Importante salientar que os participantes devem escrever apenas a verdade e que todo este processo é anónimo.
- O animador recolhe as folhas e lê em voz alta tudo o que foi escrito pelo grupo a respeito de um determinado participante. Assim, é possível obter um conjunto de características da personalidade de cada membro do grupo da perspectiva dos outros.
- Se o animador desejar pode convidar cada um dos participantes a comentar, discordar, aceitar o que foi dito pelos membros do grupo.