Dinâmica do Teatro permite que cada participante tome consciência da postura que tem na vida e da capacidade que tem ou não de se expor. Apenas necessita de uma sala e cadeiras.
Dinâmica do Teatro
Para começar o animador incentiva o grupo a imaginar que a sala onde se encontra é um teatro, por isso todos os participantes devem posicionar-se no fim da sala, com as suas cadeiras, como se estivessem por detrás do palco.
O animador afasta-se e demonstra que está a fechar o pano e finge que sobe ao palco.
De seguida, pede que cada participante (um de cada vez) também suba ao palco, usando degraus e faça um gesto ou outra acção, mas sem usar palavras. Depois, deve ir para o fundo do palco.
Numa segunda fase o animador “abre o pano” e convida os participantes a interagirem com o público através de gestos (dançar, mandar beijos…), mas sem usar a linguagem verbal.
Numa terceira fase os participantes que subirem ao palco deverão interagir com o público utilizando a linguagem verbal (cantar, declamar…).
No final cada participante poderá expressar os seus sentimentos e escutar as observações de quem assistiu e dos que não participaram activamente no jogo.
O animador deve ser especialmente sensível nesta dinâmica, pois este jogo pode causar ansiedade. Os participantes deverão participar de forma livre e sem pressão, enquanto que os que observam o deverão fazer em silêncio.