Dinâmica da família permite sondar o relacionamento com as figuras parentais. Dinâmica da família favorece a expressão real e verdadeira desse mesmo relacionamento.
Material para Dinâmica da Família
A realização destina-se a um grupo entre 5 e 15 participantes, com idades superiores a 10 anos e poderá demorar uma hora ou mais de acordo com o número de participantes. Apenas necessita de uma sala que permita que os participantes se possam sentar em círculo.
Como realizar a Dinâmica da Família
O animador convida os participantes a imaginarem que estão na casa dos pais prestes a contar-lhes algo acerca da sua vida, algo recente que tenha acontecido ou está a acontecer ou ainda algo que vai acontecer.
Após uma pequena pausa, para permitir que os participantes visualizem a cena, o animador procura uma voluntário para representar a cena que imaginou na sua mente. O voluntário escolhe, entre o seus pares, um participante para representar a sua mãe e outro para representar o seu pai. Após a formação desta família, passa-se efectivamente à dramatização.
No final o animador deve promover o diálogo acerca da cena apresentada, permitindo, assim, a partilha.
Como esta dinâmica pode causar muita tensão é importante que o animador se certifique do grau de coesão e empatia do grupo. Deverá estar atento, durante a representação, a quem o participante se dirige mais, qual o tempo verbal da comunicação, ao comportamento não verbal, etc.