Atividades Dinâmicas de Grupo

Dinâmica da Caixa Surpresa

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

A dinâmica de grupo da caixa surpresa é excelente para trabalhar a questão da insegurança em grupos com participantes com idades superiores a 14 anos ou como quebra gelo ou dinâmica de apresentação com os mais novos.



Idades: participantes com idade superior a 14 anos.

Material: uma caixa de papelão, música e dispositivo para a tocar, chocolate e um espaço amplo.

Como Orientar a Dinâmica da Caixa Surpresa

O animador pede que todos fiquem em pé, formando um círculo.

Enquanto segura a caixa de papelão explica que dentro da caixa existe uma tarefa para cumprir.Deve explicar que a tarefa tem de ser cumprida sem reclamações e sem ajuda de ninguém.

Ao som da música a caixa vai sendo passada e quando a música pára o animador questiona a pessoa que tem a caixa na mão se de facto quer abrir a caixa ou continuar a dinâmica.

Dependendo da resposta continua-se ou passa-se ao momento de abrir a caixa e para surpresa de todos encontra-se um chocolate!

O principal objetivo desta dinâmica é mostrar como somos inseguros diante de situações que representam perigo ou vergonha e que devemos aprender que podemos superar todos os desafios que são colocados à nossa frente. Desafios podem representar boas surpresas e não necessariamente más notícias.

Variantes da Dinâmica da Caixa Surpresa

Idades: participantes com idades superior a 4 anos.

Material:uma caixa de papelão, música e dispositivo para a tocar, papeis com atividades e um espaço amplo.

Pode utilizar esta dinâmica de grupo como quebra gelo, como forma de estreitar os laços entre as crianças ou no momento de chegada à sala:

  1. Entregue a cada criança um número;
  2. Rode a caixa surpresa entre as crianças ao som de uma música;
  3. Quando a música parar, a criança abre a caixa surpresa e retira um papel contendo uma atividade;
  4. A criança deverá ler o papel em voz alta e realizar a atividade (ajude na leitura, se a criança ainda não souber ler).

Lista de Atividades para Caixa Surpresa

Estas são algumas sugestões para a caixa surpresa nesta variante da dinâmica de grupo:

  • Dar um abraço;
  • Dar um aperto de mão;
  • Cantar uma canção;
  • Dançar;
  • Dar um sorriso;
  • Dizer boa tarde;
  • Dizer bom dia;
  • Fazer uma festa;
  • Fazer cócegas;
  • Dizer olá;
  • Pular.

PDF com Lista Atividades para Caixa Surpresa

Dinâmicas de Grupo

As dinâmicas de grupo são exercícios psicológicos que proporcionam aos participantes uma experiência pessoal e particular de aprendizagem, possibilitando a tomada de consciência e a aquisição de novos modos de pensar, sentir e relacionar-se com os outros. Podem ser usadas em grupos de várias idades

Existem diversos tipos de dinâmicas de grupo, para todas as idades, que possibilitam trabalhar diversas questões, como a motivação, a criatividade, a assertividade, a cooperação, entre outras. Consulte todas as dinâmicas de grupo do educamais que pode utilizar com o seu grupo!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Criativa e apaixonada por implementar novas ideias!