Atividades Dinâmicas de Grupo

Dinâmica da Confiança: cair para trás e agarrar!

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

A dinâmica de grupo de confiança, como o próprio nome indica, promove o relaxamento e o desenvolvimento do sentimento de confiança no outro. Esta dinâmica de grupo deve ser realizada no momento em que o grupo já se conhece bem e já estabeleceu boas bases para confiar nos outros participantes.



Idades: participantes com idades superiores a 8 anos.

Material: espaço amplo.

Como Orientar a Dinâmica da Confiança

  1. Peça para que os participantes se juntem em pares com características físicas semelhantes em termos de força, para que a dinâmica seja bem sucedida;
  2. Os participantes devem ficar virados para a mesma direção, um atrás do outro, a uma certa distância;
  3. O participante que estiver à frente deve relaxar e deixa-se cair para trás, sendo agarrado pelo outro participante;
  4. O exercício pode ser repetido para criar ainda mais confiança;
  5. Troca-se a posição dos participantes e inicia-se novamente a dinâmica de grupo de confiança.

Esta dinâmica de grupo pode ser realizada a pares, trios ou num grupo com mais participantes.

Se for realizada por três pessoas, um dos participantes põe-se de pé entre as duas e cai para a frente e para trás. Sempre que se deixar cair, é novamente levantada, ficando na vertical.

Num grupo com mais 6 ou 8 participantes, peça para se reunirem em círculo apertado.  o participante que ficar no centro do círculo deve manter os olhos fechados, os pés na mesma posição e relaxar. Assim, deixa-se cair em todas as direções. O grupo levantam-no, colocando na posição vertical ou encostado a outro membro do grupo.

Esta dinâmica de grupo pode ser combinada com uma outra dinâmica de confiança: levantar os outros!

O que são Dinâmicas de Grupo

As dinâmicas de grupo são exercícios psicológicos que proporcionam aos participantes uma experiência pessoal e particular de aprendizagem, possibilitando a tomada de consciência e a aquisição de novos modos de pensar, sentir e relacionar-se com os outros. Podem ser usadas em grupos de várias idades

Existem diversos tipos de dinâmicas de grupo, para todas as idades, que possibilitam trabalhar diversas questões, como a motivação, a criatividade, a assertividade, a cooperação, entre outras. Consulte todas as dinâmicas de grupo do educamais que pode utilizar com o seu grupo!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Criativa e apaixonada por implementar novas ideias!