Jogos Educativos Atividades

Cubo Mágico: brinquedo educativo para toda a família!

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Também chamado de cubo de Rubik em homenagem ao seu inventor, o cubo mágico é um brinquedo educativo, que desenvolve o raciocínio lógico e as capacidades motoras e de resolução de problemas dos mais novos. Vamos analisar os principais benefícios para as crianças, como resolver o cubo mágico e outras formas de brincadeira com este passatempo.


O que é o Cubo Mágico?

Inventado em 1974 pelo húngaro Ernő Rubik, o cubo mágico foi criado para que as crianças em idade escolar entendessem os objetos em várias dimensões. Inicialmente construído em madeira,  hoje existe em vários formatos , sendo o mais comum o de plástico com 6 faces de 6 cores diferentes (verde, branco, vermelho, azul, laranja e amarelo). Também existe em forma de triângulos, circunferências, prismas, entre outros modelos.

O cubo tem um dispositivo interno que mantém cada uma das faces unidas, permitindo girar as peças em torno do eixo principal. Este brinquedo educativo engloba quatro áreas importantes para o desenvolvimento da criança: leitura, interpretação, concentração e raciocínio lógico. Assim, crianças que brincam regularmente com o cubo, são capazes de usar conceitos complexos com facilidade (por exemplo, algoritmos).

Quais os Benefícios do Cubo Mágico?

É um jogo complexo, que exige atenção, concentração e destreza manual, com muitos benefícios para o desenvolvimento da mente infantil:

  • É portátil – devido ao seu tamanho pode ser levado para qualquer lado, assim as crianças podem usufruir do quebra-cabeças em qualquer momento;
  • Trabalha a retenção de informação – ao lembrar cada movimento necessário para resolver o cubo mágico, a criança ativa a memória e a capacidade de armazenar informações;
  • Promove a capacidade de análise – da mesma forma que o xadrez, a criança tem de identificar os possíveis cenários para solucionar o cubo;
  • Melhora a localização espacial – a criança exercita a capacidade de perceber semelhanças e diferenças entre as diferentes partes do objeto;
  • Fomenta a paciência e a persistência – a criança tem de se manter na atividade durante um longo tempo, até terminar o cubo;
  • Exercita a atenção e a concentração – a criança precisa focar e estar atenta aos movimentos realizados;
  • Estimula a criatividade – ao permitir escolher diversos caminhos para chegar ao objetivo final, a resolução do cubo mágico;
  • Incentiva à interação social – especialmente as crianças mais tímidas podem usufruir desta vantagem, pois pode ser um jogo de grupo, onde as crianças falam sobre o tema, brincam em conjunto, aprendem umas com as outras.

O cubo mágico desenvolve o raciocínio lógico e as capacidades motoras e de resolução de problemas das crianças.

Como Resolver o Cubo Mágico?

A ideia do jogo é misturar todas as cores e, em seguida, montar o cubo mágico, ou seja, colocar cada peça no seu devido lugar, até que todas as faces voltem a ter suas cores originais. Segundo os entendidos na matéria, o cubo mágico pode ser resolvido em apenas 26 movimentos (quantidade de movimentos com os quais o cubo mágico já foi solucionado em competições), mas existem muitas formas de chegar ao resultado final.

Inicialmente parece difícil resolver o cubo mágico, mas existem imensos tutoriais no youtube que facilitam a tarefa. Arranje um cubo mágico para cada membro da família, veja como fazer em conjunto e passe um bom tempo com os seus filhos. Vamos tentar?

Brincadeiras para fazer com Cubo Mágico

Montar e resolver o cubo mágico é a forma tradicional de usar este brinquedo educativo, mas existem algumas brincadeiras super interessantes que podem ser feitas:

Jogo de Bandeiras

É muito simples, a ideia é criar bandeiras dos países utilizando a face e as cores do cubo de Rubik. Para além de incentivar a aprendizagem das bandeiras dos países de todo o mundo de forma divertida, desenvolve a motricidade e o raciocínio. É só vantagens!

Para jogar precisa de um cubo mágico e bandeiras para que as crianças possam aprender as cores (pode imprimir ou apenas procurar online). Pode transformar esta brincadeira numa competição saudável entre irmãos, por exemplo, quem termina a bandeira mais rápido ou quem faz mais bandeiras num tempo determinado.

Cubo Mágico em Papel

É uma forma diferente de jogar o cubo de Rubik, na realidade apenas utiliza as cores para formar as faces do cubo. Pode ser uma atividade para as crianças mais pequenas, criando o gostinho par ao cubo em si. Precisa de uma folha com quadrados(4X4), peças coloridas aos quadrados (cartolina, eva, etc) e imagem com as cores a reproduzir. Os mais novos vão gostar de certeza!

cubo-magico2

Cubo Mágico Desconstruído

Parecido com a brincadeira anterior, pode ser feita no tamanho que se pretender. A ideia é mover apenas uma cor por vez, realizando a sequência de cores conforme o modelo.

cubo-magico1

Jogos Educativos Infantis

Os jogos infantis educativos são atividades excelentes para promover o desenvolvimento integral da criança. Permitem trabalhar a criatividade, a imaginação, a concentração e capacidade de atenção. Também são excelentes para desenvolver a motricidade e o raciocínio, assim como promover o desenvolvimento social. Tudo isto de forma lúdica e divertida.

Experimente os jogos educativos do educamais com as suas crianças! Temos a certeza que os mais novos vão gostar!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!