Atividades

Coordenação Motora: 10 atividades para treinar a motricidade fina nas crianças

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

As crianças aprendem brincando e existem determinadas atividades que ajudam a treinar certas habilidades que serão necessárias para aprender a escrever, por exemplo. Indicamos aqui 10 atividades que poderá fazer com seu filho à partir dos 3 ou 4 anos de idade:


1. Jogo da memória

Você pode criar seu próprio jogo da memória com as fotos da família, por exemplo. Disponha várias fotos de família sobre a mesa, viradas ao contrário e depois pergunte à criança: onde está a mamãe? e o papai? e por aí vai….

2. Labirinto

Você pode criar um labirinto com uma tampa de papelão. Corte os pedacinhos e crie as paredes do labirinto e prenda com cola quente. Depois coloque um grão de milho de pipoca, que normalmente é rendodinho e cubra tudo com uma folha de acetato para que não se perca.

3. Seu retrato com tinta guache

Uma outra ideia bastante interessante é pedir a criança para fazer um desenho de si mesma usando tinta guache e seus dedinhos. Se a criança já tiver mais de 6 anos, pode experimentar com pincéis, que fica mais difícil e mais estimulante para ela.

4. Plantando feijão

Que tal plantar feijão? Você pode colocar um pedacinho de algodão dentro de um copo descartável e molhar adequadamente. Lembre-se de ensinar a criança que ela precisa ser regada e de ficar no sol para crescer. Se tiver espaço suficiente ao invés de plantar o feijão no copo com algodão, plante na terra. As atividades ao ar livre são ótimas tanto para a coordenação motora da criança como para fortalecer seu sistema imune.

5. Uma família de massinha de modelar

A massinha de modelar é um brinquedo essencial para o desenvolvimento infantil. Normalmente são de baixo custo e fáceis de encontrar em lojas de brinquedos e papelarias. Você pode pedir a criança para usar a massinha azul para fazer o papai, a amarela para o sol, rosa para fazer a mamãe e por aí a fora…

6. Encontre a bolinha

Pegue numa caixa de tamanho médio encha com papel amassado, serradura ou pedaços de tecido e depois esconda um pequeno objeto, que pode ser uma bolinha de ping-pong, por exemplo. A criança deve ser estimulada a encontrar a bolinha e você pode até mesmo cronometrar o tempo, para ser mais divertido.

7. Jogos de encaixe

Um outro jogo bastante interessante para desenvolver a motricidade fina das crianças é fazer jogos de encaixe. Você pode criar seu próprio jogo utilizando uma caixa de papelão de tamanho médio e cortar sua tampa com círculos de diversos tamanhos e depois pedir para a criança colocar cada pedacinho da tampa de volta ao local.

8. Construir uma torre

Empilhar brinquedos uns em cima dos outros também ajuda na compreensão do espaço, lateralidade e ajuda na coordenação mão-olhos. Peça a criança para fazer uma torre empilhando panelas de diferentes tamanhos, livros ou mesmo seus brinquedos.

9. Fazer uma pulseira

Com um pedaço de lã cortada e algumas miçangas você pode pedir à criança para criar uma pulseira ou um colar, por exemplo. Por serem peças pequenas um adulto deve estar ao lado da criança em todo momento, para garantir que ela não coloca as miçangas na boca, nariz ou ouvidos.

10. Maquiar as bonecas

As meninas amam brincar com bonecas e uma brincadeira interessante é deixar a criança passar batom ou blush nas suas bonecas. Experimente deixar usar um batom velho, que não goste ou compre um estojo de maquiagem somente para esses momentos de brincadeira. Quando terminar de brincar, pode lavar o rosto das bonecas com água e sabão ou passar um pouco de pasta de dente e esfregar com algodão, que normalmente sai tudo, sem ficarem marcas.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!